É aprovado pela Câmara dos Deputados o “Prêmio Paulo Gustavo de Valorização do Humor e da Comédia”
Nesta quinta-feira, 7 de outubro, foi promulgado pela Câmara a resolução que institui um prêmio a ser concedido a artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas que contribuam ou tenham contribuído de forma relevante para a cultura brasileira.
A regulamentação caberá a Mesa Diretora e o prêmio em si será concedido a cinco artistas pela Comissão de Cultura e pela 2ª Secretaria da Câmara, consistindo em diploma de menção honrosa aos agraciados, que serão escolhidos pelo julgador.
As indicações dos indivíduos que concorrerão a premiação será feita por quaisquer deputados, desde que os mesmos contem com atuação na área do humor e comédia, artes circenses e formas de comicidade popular, sendo proibida a indicação de:
- Membros do Congresso Nacional no exercício do mandato ou pessoas jurídicas a eles vinculadas;
- Comissões permanentes ou temporárias do Congresso Nacional, ainda que em parceria com instituições;
- Servidores públicos em exercício no Congresso Nacional.
De acordo com os deputados e autores dessa proposta, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Marcelo Ramos (PL-AM): “O prêmio fará justa e oportuna homenagem a um dos maiores artistas do humor do país”.
O ator, diretor, produtor e humorista Paulo Gustavo, foi um dos artistas mais populares e admirados do Brasil, que faleceu em maio de 2021 aos 42 anos após ser vítima da batalha contra o Covid-19. Foi o criador da Dona Hermínia e de muitos outros personagens memoráveis, uma vez que seu estilo de atuação era baseado nas cenas cotidianas das famílias brasileiras.
Por se tratar de uma resolução da Casa, a proposta não foi para o Senado, mas, sim, promulgado pelos deputados durante a sessão do dia 7.