O espetáculo circense “Palhassada Muzikada”, da Cia Turma do Biribinha, representará Alagoas na etapa do Rio Grande do Norte do Festival Cena Nordeste, que será realizado no Complexo Cultural Rampa, em Natal. A apresentação está marcada para este domingo (22), às 17h30, e promete envolver o público com números musicais e esquetes cômicas característicos do palhaço tradicional nordestino.
O projeto foi criado em 2012 e combina a tradição do circo com a excentricidade do palhaço contemporâneo. Com instrumentos inusitados e interação com a plateia, Biribinha e Pipoca, interpretados por Teófanes Silveira e Seliana Silva, convidam o público a fazer parte de uma verdadeira “Sinfonia Engraçada”, repleta de música, humor e criatividade.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a participação do grupo no festival é um reflexo do compromisso com a valorização do patrimônio cultural. “O Palhaço Biribinha é um dos maiores representantes da nossa cultura, Patrimônio Vivo de Alagoas e Patrimônio das Artes do Brasil. Levar a Turma do Biribinha para o Cena Nordeste é uma oportunidade de compartilhar a riqueza do nosso Circo Teatro”, disse.
“A participação de Alagoas no festival é resultado do apoio do governador Paulo Dantas, que tem incentivado a realização de eventos que valorizam nossas tradições e promovem o intercâmbio cultural”, destacou a secretária.
Cena Nordeste Festival
O Cena Nordeste Festival é uma iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com as secretarias de cultura de todos os estados-membros. Mensalmente, o evento itinerante promove intercâmbio cultural entre os estados em um local diferente, abrangendo diversas expressões artísticas em um mesmo espaço.
O Rio Grande do Norte será o sexto anfitrião este ano, tendo o Complexo Cultural Rampa como cenário. “Essa é uma excelente oportunidade de ocuparmos esse equipamento, de forma múltipla e colaborativa, com a participação de artistas de todo o Nordeste, reafirmando cada vez mais este espaço como um complexo artístico e cultural que reflete a identidade do nosso povo”, explica a Secretária de Cultura do RN, Mary Land Brito.