A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) participou, nesta semana, de encontros nacionais em Brasília que abordaram os desafios e avanços da Transparência Pública no país.
Os eventos foram organizados pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Para a controladora-geral de Alagoas, Caroline Balbino, a participação da equipe em encontros sobre transparência pública ajuda a equipe a colaborar com a democracia.
“Por meio da transparência pública os cidadãos têm acesso a informações sobre as ações do governo, permitindo que façam boas escolhas nas eleições, por exemplo. Essa participação mais ativa da sociedade é uma das marcas da gestão Paulo Dantas para conscientizar ainda mais a população sobre seus direitos”, disse a gestora.
RedeLai
A agenda da CGE em Brasília começou com a Assembleia Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLai), realizada na terça-feira (17).
O objetivo é fomentar nacionalmente o acesso à informação por meio de um ambiente colaborativo formado por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
De acordo com a superintendente de ouvidoria e transparência da CGE, Liana Batinga, a Controladoria aderiu à RedeLai em maio de 2024, mesmo mês em que ela foi lançada, sendo mais um marco positivo para o Estado.
“A CGE está sempre buscando inovação em constante aperfeiçoamento de seus serviços. Participar da RedeLai assim que ela foi lançada mostra o quanto o Estado de Alagoas está preocupado em garantir a eficácia da transparência pública”, disse a superintendente.
RedeSic
Dando continuidade à agenda em Brasília, a Controladoria esteve presente no 9º Encontro da RedeSIC, que aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro, no ParlaMundi Centro de Convenções (LBV).
A iniciativa é voltada para os servidores públicos do Poder Executivo Federal integrantes dos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs), interlocutores ou pontos focais e autoridades de monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI). A programação contou com palestras e oficinas técnicas.
Também representando a Controladoria-Geral de Alagoas, a assessora de Controle Interno, Lucy Holanda, falou da importância de atualizar conhecimento sobre o serviço de informação ao cidadão.
“Por meio do e-SIC Alagoas, o cidadão pode fazer um pedido de acesso à informação. É um direito garantido por lei. A partir do momento que a equipe busca se atualizar e qualificar, ajuda a contribuir para uma sociedade mais justa e igual para todos”, disse a assessora.