Estudante de medicina do CESMAC recebe menção honrosa e premiação inédita da Academia Nacional de Medicina.
A acadêmica Aline Gusmão, discente do 9º período de medicina do CESMAC, foi agradecida com a primeira menção honrosa no Concurso de Crônicas – “A melhor história médica” – promovido pela Academia Nacional de Medicina (ANM), com a sua crônica “Azul da Cor do Mar”.
O prêmio literário tem como finalidade estimular a formação de médicos escritores, oferecendo a oportunidade de mostrarem seus talentos por intermédio da realização de crônicas.
Segundo informações da assessoria do Centro de Estudos Superiores de Maceió, o concurso recebeu inscrições de médicos e estudantes de todo o país nas duas categorias disponíveis, as quais são: Prêmio Pedro Nava, direcionada inteiramente a médicos formados; e Prêmio Ivo Pitanguy, destinado, pela primeira vez na história da Academia Nacional de Medicina, a estudantes do curso. No total, foram somados 130 crônicas escritas, as quais apenas 8 delas foram premiadas nas duas categorias.
A premiação foi realizada no dia 7 de outubro por meio de uma solenidade virtual e contou com as presenças do médico Rubens Belfort, presidente da ANM e cirurgião ocular, do médico JJ Camargo, cirurgião torácico e, por fim, do médico Paulo Niemeyer, referência nacional na área de neurocirurgia.
Aline Gusmão foi a única mulher nordestina premiada nas duas categorias, e afirmou:
O Prêmio mostra a importância de a AMN abrir espaço para os estudantes de medicina, uma vez que, com isso, reconhece, incentiva e cultiva a criatividade de futuros profissionais médicos. Essa crônica é uma experiência que tive e jamais iria escrever se não houvesse essa premiação. Para mim, foi uma grande honra levar o nome do CESMAC e do Nordeste para o Brasil.