Praia do Litoral Norte alagoano recebe selo internacional Bandeira Azul.
Localizada em Porto de Pedras, Litoral Norte do Estado de Alagoas, a Praia do Patacho entrou para a lista das praias que possuem reconhecimento internacional Bandeira Azul, que é a principal certificação de reconhecimento mundial dedicada à gestão ambiental sustentável.
O Programa Bandeira Azul foi iniciado na França em 1985, implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional. Ademais, foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país.
Tal certificação ecológica é concedida somente para praias, marinas e embarcações turísticas que seguem certos critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviço, turismo sustentável e responsabilidade social, os quais devem ser mantidos e comprovados anualmente.
Na edição de 2021-2022, foram, ao todo, 22 praias premiadas, incluindo a alagoana, além de seis marinas. De acordo com o júri nacional do programa, composto pelo Ministério do Turismo, as 22 praias que ganharam a certificação foram consideradas as mais bonitas do país, e elas receberão a bandeira no dia 15 de dezembro – data que está marcado o acontecimento da cerimônia.
A certificação a uma praia alagoana gerou êxito aos líderes do Estado e representantes de órgãos nacionais, que reconhecem o merecimento do prêmio, como afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão:
É uma satisfação imensa para uma praia em Alagoas receber uma certificação internacional por sua qualidade ecológica. Isso é resultado da responsabilidade dos gestores municipais e estadual com nosso bem natural; que é, também, gerador de emprego e renda para o povo alagoano. Gestores, empresários e os usuários da praia do Patacho estão de parabéns pela premiação. Que trabalhos como esse se repliquem por toda Alagoas.
O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, receber o certificado não é somente conquistar uma renomada premiação global por uma entidade internacional como a FEE, mas ter conhecimento de que a administração das ações de turismo estão no caminho certo:
Porto de Pedras tem um compromisso com a preservação do turismo ambiental, sustentável e de base comunitária. O empenho é para sempre ofertar locais limpos, preservados e aptos para que os nossos turistas possam aproveitar, não apenas o Patacho, mas as praias do Centro, de Lajes e de Tatuamunha.
Leana Bernardi, coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, visitou o município há cerca de 15 dias e destacou que a premiação vem para vencer os desafios que vieram juntamente com a pandemia do novo Coronavírus:
Por conta dela [pandemia] houveram dificuldades para alguns em realizar testes de balneabilidade da água e certas atividades relacionadas ao programa. No entanto, com a ajuda de nossos parceiros, todos os critérios foram cumpridos, ganhando reconhecimento do júri nacional e internacional.
Com a Bandeira Azul, a área da praia terá um código de conduta com regras mais rígidas e que precisarão ser cumpridas por todos: turistas e comunidade para proteger o ambiente marinho e costeiro.