Artistas russos foram enviados ao espaço para gravação de novo filme de ficção.
A atriz Yulia Peresild e o diretor de cinema russo, Klim Shipenko, passaram um total de doze dias a bordo na Estação Espacial Internacional (ISS), para gravar o primeiro filme da história que obteve filmagens no próprio espaço, sendo esse do gênero de ficção.
A nave espacial Soyuz MS-18 foi a escolhida para realizar o transporte dos dois, sendo pilotada pelo cosmonauta Oleg Notivisk. Após os doze dias em órbita, eles retornaram à Terra no último dia 17, domingo.
Após a aterrisagem, ao sair da nove, o diretor aparenta cansaço, mas, sorridente, cumprimenta as câmeras e as pessoas presentes, antes de ser levado para uma revisão médica. Yulia Peresild, a atriz de 37 anos que interpreta a personagem principal na longa metragem, foi retirada do aparelho entre aplausos e recebe um buquê de flores do público.
A atriz afirmou estar triste por ter deixado a nave espacial, comentando que achava que doze dias seriam muito, mas, no fim, não queria que acabassem. “É uma experiência única”, disse à mídia russa.
Durante a primeira coletiva de imprensa da equipe após o retorno, Shipenko relatou que o roteiro do filme precisou ser alterado, dada as circunstâncias encontradas em órbita.
Atualmente, o filme possui o título provisório de “O Desafio”, que contará a história de uma cirurgiã a bordo da ISS que deve salvar a vida de um astronauta. Todavia, esse enredo já foi um projeto americano, em que iria ser protagonizado por Tom Cruise e dirigido por Doug Liman. Dessa forma, é notório e inevitável a relembrança da rivalidade entre a União Soviética e os Estados Unidos da América, 60 anos depois que o primeiro ser humano chegou ao espaço, o russo Iuri Gagárin.
Dessa forma, a tripulação russa ultrapassaria assim o astro de Hollywood e sua equipe cinematográfica, que têm um projeto semelhante em colaboração com a Nasa e a Space X, empresa do magnata Elon Musk. Anunciado em setembro de 2020, quatro meses após o projeto de Hollywood, o filme russo Vyzov (“O desafio” em russo) pretende superar os Estados Unidos em um de seus campos favoritos.
“Chega de dormir! Vamos ser os heróis do país!”, proclama nas redes sociais a atriz Yulia Peresild, que se descreve como uma “patriota sem ênfase”. “Vamos vencer esta nova corrida no espaço! Ser o primeiro é importante”, disse também a atriz.