Compartilhe a notícia:

Troca de experiências, o cenário pós-pandemia para a educação e as ações de recomposição de aprendizagem foram alguns dos temas e debates propostos pela 1º reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) que aconteceu em Brasília (DF), na última segunda-feira, 18 de abril.

Alagoas esteve representada pelo secretário interino da Educação, José Márcio de Oliveira, que apresentou algumas das estratégias implementadas na pasta no último ano.

Diante disso, o secretário de Estado da Educação, José Márcio de Oliveira:

“A reunião do Consed foi muito produtiva, onde pudemos nos encontrar nesse momento de retomada das aulas presenciais em todo o país e consolidar a agenda para este de ano de 2022. Tratamos questões prioritárias como as ações de recomposição de aprendizagem e preparação das redes de ensino neste período de arrefecimento da pandemia. O momento é, de fato, para analisar e tratar os efeitos da pandemia que começam a se materializar na educação. Tivemos o relato de diferentes experiências pelo Brasil, que buscam dar resposta a essas ocorrências, além de mostrar o que estamos desenvolvendo em Alagoas. Vamos seguir um calendário durante todo o ano de 2022 para dar seguimento a todas essas ações.”

Ademais, vale relembrar que ainda neste ano, o Consed promoveu também a 1º Edição do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo, uma iniciativa com o apoio da Unesco no Brasil. O objetivo foi premiar trabalhos jornalísticos com o tema “Educação Pública na Pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais”.

Fundado em 1986, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. A finalidade do Consed é promover a integração das redes estaduais de educação e intensificar a participação dos estados nos processos decisórios das políticas nacionais, além de promover o regime de colaboração entre as unidades federativas para o desenvolvimento da escola pública.