Compartilhe a notícia:

Alagoas Feita à Mão expõe suas peças na semana de design em Miami

Nos Estados Unidos, na cidade de Miami, entre os dias 1 a 5 de dezembro, na Galeria Pinta Miami, ocorrerá a Semana de Arte e Design da cidade. Com isso, fará parte do evento o programa Alagoas Feita à Mão, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), conquista o mercado internacional com a exposição “ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul”.

O programa Alagoas Feita à Mão foi criado em 2015 pelo Governo de Alagoas por intermédio da Sedetur com o objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.

Nesse espectro, o Estado alagoano leva peças feitas à mão, esculpidas e talhadas em diversos materiais, como barro e madeira, a mostra leva os artistas alagoanos para um nível inédito de exposição, fazendo com que a arte brasileira seja apreciada por colecionadores, designers, curadores e artistas do mundo inteiro.

Diante disso, Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur):

“A exposição apresenta os trabalhos que são realizados por grandes artesãos e mestres alagoanos que são apoiados pelo Alagoas Feita À Mão e representam a miscigenação que compõe o Estado e o Brasil.”

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e Turismo, Marcius Beltrão, a exposição é uma oportunidade para que o mundo conheça o nível elevado do artesanato que sai de Alagoas:

“É uma honra muito grande ter o programa Alagoas Feita à Mão dentro da nossa secretaria. Apoiar os artesãos do nosso estado é imprescindível, e nós fazemos questão de enfatizar o talento desses artistas. É muito importante incentivar as diferentes tipologias da nossa terra, já que o artesanato também é uma face importante do desenvolvimento econômico do nosso Estado.”

Sendo assim, participarão da exposição o Mestre Aberaldo, Mestre André da Marinheira, Mestre Chico Cigano e Mestra Irineia. Além deles, também estarão presentes os artesãos Adriana Siqueira, Boró Sandes, Cláudio de Capela, Cicinho, Ismael de Dedé, Lucas Lessa e Salvinho.