Maior evento de artesanato da América Latina reúne 12 artesões alagoanos
O acontecimento considerado a maior feira de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenarte), contará com doze artesãos alagoanos apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão.
O evento ocorrerá entre os dias 1o e 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Com o tema “É festa no reino da arte”, a Fenearte reúne produções artesanais de destaque em todo o país, e conta com a presença de 12 artistas e grupos produtivos alagoanos, que foram selecionados por meio de edital disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
Ademais, com um estande para exposição e comercialização das peças alagoanas, os artesãos participarão da feira de artesanato e terão a oportunidade de entrar em contato com os principais lojistas de diferentes partes do país, além de apresentar o melhor da diversidade do Estado.
Na ocasião, estarão presentes a Associação das Artesãs do Pontal da Barra, a Associação Pontal Arte, a Associação Pontos e Contos, Adeildo Gomes dos Santos, Adailton Rodrigues dos Santos, Bordeliê, Grupo Produtivo Amor Caseado, Grupo Produtivo Ateliê Boca do Vento, João Carlos da Silva, Maria Corá, Maria Eroneide e Mestra Vânia Oliveira.
Dessa maneira, a participação em feiras nacionais está dentro do programa de apoio à comercialização do artesanato, o Alagoas Feita à Mão, que é coordenado pela Sedetur e busca dar visibilidade às peças artesanais produzidas no Estado.
Por fim, diante disso, a gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Daniela Vasconcelos, salienta que:
“Auxiliar os artesãos para participação em feiras e eventos é parte de nosso plano de ações, que busca divulgar a arte popular em todo o país e até mesmo fora dele. É por meio de medidas efetivas como o Alagoas Feita à Mão que o estado é destaque no Programa do Artesanato Brasileiro, se mostrando cada vez mais importante no cenário da cultura popular brasileira.”