O réu Albino Santos de Lima – que ficou conhecido como assassino em série de Alagoas, após ser apontado como autor de 18 mortes e seis tentativas de homicídio – vai enfrentar o primeiro júri popular referente a um dos casos atribuídos a ele. O conselho acontecerá no próximo dia 11 de abril e faz referência à morte de Emerson Wagner da Silva e pela tentativa de homicídio contra R.V.S.
A data foi designada pelo titular da 8ª Vara Criminal, juiz José Eduardo Nobre Carlos, que também determinou a intimação das partes e testemunhas que serão ouvidas no julgamento. A sessão terá início às 8h30, no Fórum de Maceió.
Sobre o crime
Segundo a denúncia do Ministério Público (MPAL), no dia 21 de junho de 2024, Albino Santos teria forçado a fechadura da casa da namorada da vítima. Ao perceber algo estranho no portão, a namorada teria avisado Emerson, que foi até a porta. Quando questionado pela vítima, o réu negou o que estava fazendo e foi embora.
Emerson – que trabalhava como barbeiro e era conhecido na comunidade – seguiu o réu a fim de identificá-lo e pediu ajuda a amigos. Um deles, R.V.S., foi ao encontro da vítima para que ele não tomasse satisfações sozinho.
Ainda de acordo com o MPAL, Albino, ao perceber que estava sendo seguido, sacou uma arma e efetuou disparos em direção à dupla. Emerson foi atingido e veio a óbito. R.V.S., que estava em uma moto, conseguiu escapar.
O réu foi pronunciado e será julgado por homicídio duplamente qualificado e por tentativa de homicídio. A defesa de Albino Santos apresentou alegações reservando-se o direito de se manifestar no plenário do Tribunal do Júri.