Alec Baldwin mata cinegrafista e fere diretor do filme.
Na última quinta-feira, 21 de outubro, o ator norte-americano Alec Baldwin disparou uma arma cinematográfica no set de filmagens da longa metragem Rust, a qual o ator protagoniza.
O incidente ocorreu na cidade de Santa Fé no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Os disparos causaram o falecimento da diretora de fotografia ucraniana, Halyna Hutchins,e o diretor do filme, Joel Souza, como informa o xerife do condado de Santa Fé:
“Os dois indivíduos baleados no set de ‘Rust’ foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin. Ela morreu e ele foi ferido no ombro.”
Nesse espectro, diante da tragédia, Hutchins foi levada às pressas de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, mas, infelizmente, a mesma não resistiu aos ferimentos e foi declarada morta pelos médicos do local.
Joel Souza, por sua vez, foi atingido no ombro e possuía ferimentos mais leves e também foi encaminhado ao hospital, onde ficou internado por alguns dias até que se recuperasse, e, felizmente, segundo a atriz Frances Fisher, o diretor já recebeu alta.
Segundo um assistente de produção da obra, a arma era cinematográfica e estava carregada com balas de festim e o ator não tinha conhecimento que a arma continha munições. Dessa forma, embora não tenham projéteis reais e sejam largamente usada em produções cinematográficas, balas de festim podem ser extremamente perigosas se não tiverem sido preparadas ou inspecionadas corretamente ou forem disparadas à curta distância. Todavia, a produção ainda não forneceu mais detalhes acerca da arma.
O acidente ocorreu durante a tarde (hora local) de quinta-feira, no rancho de Bonanza Creek, onde estavam sendo filmadas várias cenas do faroeste do qual Baldwin era produtor e protagonista.
A polícia comunicou que está investigando que tipo de bala foi disparada e como. A principal hipótese é de que foi um acidente. Um porta-voz de Baldwin disse que houve um acidente no set envolvendo uma falha com uma arma cenográfica, segundo a agência de notícias Associated Press
Diante da tragédia, Alec Baldwin depôs e foi liberado, segundo o site Deadline. Uma foto do jornal local “Santa Fe New Mexican” mostra o ator chorando enquanto falava ao telefone do lado de fora da delegacia.
O ator e a produção do filme ainda não se pronunciaram sobre a tragédia. A produção do filme foi paralisada, e testemunhas estão sendo interrogadas.