Governo de Alagoas anuncia inauguração oficial do Centro de Inovação do Polo de Tecnologia.
O maior investimento em ciência, tecnologia e inovação realizado pelo governo no estado de Alagoas, o Cetro de Inovações do Polo Tecnológico (CIPT), localizado na capital Maceió, no bairro Jaraguá, será oficialmente inaugurado nos dias 22, 23 e 24de outubro, possuindo uma programação voltada ao público empreendedor de universidades e centros de pesquisas.
Dessa maneira, com 70% dos seus espaços ocupados, o CIPT é o maior hub de inovação de Alagoas, com um investimento do Governo do Estado de cerca de R$ 18 milhões. Com isso atualmente ele conta com 17 empresas de base tecnológica já instaladas, incluindo, também, multinacionais, além da presença de parceiros como, por exemplo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
Ademais, sua gestão é realizada pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), que desenvolveram um ambiente para fortalecer as empresas locais e atrair novos empreendimentos voltados para o desenvolvimento de soluções em tecnologia nos setores público, privado, universidades e centros de pesquisa, contribuindo, assim, de forma direta para a melhoria da competitividade das empresas e estímulo do desenvolvimento econômico do estado, uma vez que o empreendedorismo e a inovação são duas vertentes amplamente promovidas.
A estrutura do ambiente possui 6.130 m² de área construída, com 42 salas para empresas de pequeno, médio e grande porte; três salas de reunião, sendo uma por andar; auditório para 330 pessoas, 92 vagas de estacionamento, dois galpões multiuso, espaços interativos, seis salas destinadas a parceiros, quatro de informática e duas de treinamento.
De acordo com a programação completa de inauguração do CIPT:
22 de outubro (Quinta-feira)
17h – Cerimônia de inauguração do Centro de Inovação do Polo Tecnológico instalado no Jaraguá.
23 de outubro (Sexta-feira)
16h – Lançamento do Lagoon Startups (aceleradora de startups da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação).
18h – Debate acerca de empreendedorismo e inovação com os convidados: João Kleber (CEO Bossa Nova); Wesley Barbosa (Ex Facebook, Sócio XP inc e professor de neurociência) e Ronaldo Tenório (CEO Hand Talk).
24 de outubro (Sábado)
16h – Lançamento do programa Centelha 2.
18h – Debate sobre academia e inovação com os convidados: Fábio Guedes Gomes (Diretor-presidente da Fapeal); Josealdo Tonholo (Reitor da Universidade Federal de Alagoas); Odir Dellagostin (Presidente do CONFAP) e General-de-divisão Waldemar B. (Presidente da FINEP).