Parada no sistema hidráulico transtorna 18 cidades em Alagoas.
Nessa quarta-feira, 27 de outubro, o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, responsável pelo fornecimento de água para 18 municípios no Sertão de Alagoas, teve as suas atividades suspensas temporariamente, fato que foi causado por uma parada de emergência.
A medida foi tomada para que sejam retirados vazamentos que surgiram na adutora e nas torres de amortecimento unidirecionais, ou TAU´s, com o fito de serem realizadas vistorias em componentes elétricas.
Além disso também farão parte dessa correção as alterações identificadas em estruturas chamadas de ventosas, as quais fazem parte da adutora-tronco, que leva água da captação, em Pão de Açúcar, até um reservatório-pulmão situado em Olho D’água das Flores. Os componentes elétricos a serem vistoriados ficam nas duas Estações Elevatórias de Água (EEAT’s) pelas quais passa a adutora-tronco.
Acerca disso previsão dos técnicos da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), é concluir o serviço às 19h de hoje, a partir de quando o abastecimento voltará ao normal gradativamente, devendo estar totalmente regularizado em até 48 horas.
Os municípios afetados pelo desabastecimento de água, são:
- Batalha;
- Cacimbinhas;
- Carneiros;
- Dois Riachos;
- Jacaré dos Homens;
- Jaramataia;
- Major Izidoro;
- Maravilha;
- Monteirópolis;
- Olho d’Água das Flores;
- Olivença;
- Ouro Branco;
- Palestina;
- Pão de Açúcar;
- Poço das Trincheiras;
- Santana do Ipanema;
- São José da Tapera;
- Senador Rui Palmeira.
Ainda segundo a companhia, equipes técnicas também vão corrigir alterações identificadas em estruturas chamadas de ventosas, que fazem parte de uma adutora-tronco, responsável por captar a água em Pão de Açúcar e levá-la até um “reservatório-pulmão” localizado em Olho d’Água das Flores.