Troféu de julgamento para os melhores expositores de gado foi levado por criadores alagoanos.
Na última quarta-feira (27), durante a 71ª edição da Expoagro, foi iniciado o julgamento da raça nelore, encerrado no início da tarde dessa quinta-feira, 28 de outubro, quando foram expostos os campeões, tanto macho como fêmea.
Os julgamentos foram realizados no Parque da Pecuária, fazendo parte da programação do Expoagro. A atividade foi responsável por reunir criadores tradicionais de Alagoas e de outros Estados do Nordeste da raça.
Dessa forma, o criador Fabio Omena foi o vencedor da categoria Reserva Grande Campeão – Fêmea, enquanto o criador do Rio Grande do Norte João Gosson, da Agropecuária Nelore Montana, levou para casa o troféu de Grande Campeão – Fêmea, uma vez que o mesmo trouxe para os julgamentos um total de dez animais que competiram em diversas categorias:
“Para a gente foi bom. Fazemos um trabalho com estes animais durante o ano inteiro e, há oito anos, investimos no melhoramento genético da raça. Os resultados vêm sendo positivos. Há quatro anos somos o melhor expositor do Nordeste. Todos os anos marcamos presença na Expoagro.”
Já na categoria Reserva Grande Campeão – Macho, o vencedor também foi o pecuarista Fabio Omena, ficando com a premiação de Grande Campeão – Macho, o criador alagoano Arthur Rebelo, participante da Expoagro há 20 anos:
“Essa conquista é a premiação de um trabalho que tem início desde o nascimento do animal. É um esforço diário. Para o julgamento deste ano, trouxemos 12 animais que concorreram em várias categorias. Graças a Deus, fomos felizes em fazer o Grande Campeão.”
Nos dois dias de avaliação técnica, categorias de animais jovens e adultos, entre machos e fêmeas, foram avaliadas. A prova foi comandada pelo juiz de pistas de São Paulo – indicado pela Associações Nacional de Criadores da raça e que já participou de outras edições da Expoagro, Carlos Marinho. O julgamento é realizado de acordo com critérios comparativos para eleições do melhor apresentado pelos expositores.