Novo Ensino Médio para turmas da 1ª série tem início no ano letivo de 2022
O Novo Ensino Médio traz uma nova arquitetura curricular para esta etapa educacional: oferta da formação geral básica aliada a itinerários formativos e uma proposta de aprendizagem interdisciplinar, onde as disciplinas afins estarão agrupadas em áreas de conhecimento e que tem como foco o estudante, buscando seu desenvolvimento integral e formação para a vida no século XXI.
Diante disso, o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Ricardo Lisboa, afirma que:
“Teremos uma escola que vai ser mais acolhedora, que vai observar a juventude. Projetos como o Professor Mentor, que trabalhará o projeto de vida com seus alunos, já contribuem para a implementação da modalidade.”
Dessa maneira, os itinerários formativos, onde os alunos aprofundarão seus conhecimentos nas áreas de seu interesse, deverão estar inseridos nessas cinco áreas de estudo: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional. Nos itinerários formativos, serão desenvolvidas atividades que incluem desde a oferta de disciplinas eletivas e a construção do projeto de vida.
Desde a instituição do Novo Ensino Médio, em 2017, Alagoas vem se preparando para a implementação deste modelo. Na rede estadual de ensino, por exemplo, a carga horária já era de 1000 horas anuais, como frisa Erivaldo Valério, supervisor de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação:
“No ensino médio parcial, já tínhamos as três mil horas de carga horária determinada para as três séries [mil em cada série]. Já no ensino médio integral, os alunos cumpriam 5.400 horas distribuídas nas três séries. Então, no nosso caso, não sofremos muitas alterações em nossa carga horária, apenas teremos que organizar a que já possuímos, distribuindo-a entre formação geral básica e itinerários. O pALei da rede estadual alagoana já estava dentro do que preconiza o Novo Ensino Médio, especialmente no que diz respeito à formação integral dos estudantes.”
As escolas do Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei), por sinal, já vivenciavam prática similar aos itinerários formativos por meio de uma série de atividades complementares, a exemplo de disciplinas eletivas, projetos integradores, estudos orientados e clubes juvenis.
Ademais, outras duas iniciativas importantes que devem ser destacadas para a implementação desse modelo incluem ainda a assinatura de convênio entre o Estado e o Sistema S para a oferta de cursos de qualificação para os estudantes da rede estadual e a implantação do programa Professor Mentor, onde os educadores atuarão no desenvolvimento de ações para a melhoria da aprendizagem e construção do projeto de vida dos jovens.