Compartilhe a notícia:

Semifinal da Olímpiada de Língua Portuguesa brasileira é enfrentada por alunos da rede pública de Alagoas.

Desde esta quarta-feira, 3 de novembro, – e se estendo até sábado, 6 de novembro – as escolas estaduais Padre Cabral, de Maceió e Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa participam do encontro de semifinalistas da categoria “Documentário” e que ocorre totalmente online. No último dia do evento, serão revelados os finalistas de cada região. Duas escolas da rede estadual representam Alagoas no penúltimo encontro dos semifinalistas da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP) ‘Escrevendo o Futuro’.

Aluno Denisson Henrique Dias

Sob a orientação da professora Marilene Rego, a Escola Estadual Padre Cabral se inscreveu com  duas produções: uma sobre a Fábrica Carmen, de Fernão Velho (onde a escola está localizada) e sobre os problemas causados pela instabilidade do solo no bairro de Bebedouro.

Sendo assim, Marilene afirma, juntamente com seus alunos, que está utilizando o laboratório de informática da Escola Estadual Moreira e Silva para participar dos encontros:

“Quando começamos a nos preparar para a olimpíada, ainda estávamos no formato remoto de ensino, então trabalhamos com os alunos por meio de slides, mostrando o que é e como se faz um documentário. Fomos avançando até chegar à semifinal.”

De acordo com o estudante Denisson Henrique Dias, é uma honra ser um dos representantes do Estado de Alagoas no evento:

 “É uma oportunidade grandiosa para nossa equipe. Mesmo com as dificuldades da pandemia, não medimos esforços e decidimos falar sobre o bairro do Bebedouro, mostrar a realidade que estão vivendo os seus antigos moradores e as dificuldades de realocação.”

Professora e orientadora Ângela Maria dos Santos

Já a orientadora dos alunos, Ângela Maria dos Santos, avalia que:

“Esse encontro está sendo muito gratificante, pois é um momento de reflexão, aprendizado, troca de experiências e partilha de nossos anseios e conquistas.”

Uma das alunas sob a sua orientação é a estudante Maria Luísa da Silva Oliveira, aluna do primeiro ano do ensino médio, que também faz uma avaliação positiva dos encontros:

“Conhecemos não só os formadores, mas também outros semifinalistas, com os quais podemos compartilhar nossas impressões e pontos de vista.”

Acerca disso, são oito escolas das redes municipais e estadual foram selecionadas para representar Alagoas na etapa semifinal da OLP, cujos encontros acontecem online desde 13 de outubro e prosseguem até 12 de novembro: Escola de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto de Melo, de Arapiraca (categoria Poema, turmas de 5º ano); Escola Municipal Laura Pereira da Silva, de União dos Palmares (categoria Memórias Literárias , turmas de 6º e 7º anos); Escola Municipal de Educação Básica Maria Iraci Teófilo de Castro, de Taquarana , na categoria Crônica (8º e 9º anos); escolas estaduais Padre Cabral, de Maceió e Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, na categoria Documentário (1ª e 2ª séries do médio) e as também escolas estaduais Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares, Deputado José Medeiros, de Paulo Jacinto e Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, na categoria Artigo de Opinião (3ª série do médio).

Até o momento, já foram realizados os encontros das categorias Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião – neste último, Alagoas avançou para a etapa nacional, com as escolas estaduais Rocha Cavalcanti, Quintella Cavalcanti e Deputado José Medeiros figurando entre os 16 finalistas de todo o Brasil – e entre os cinco da Região Nordeste. Entretanto, resta definir os finalistas das categorias Documentário, que serão conhecidos no dia 06 e Poema, cuja divulgação será no dia 12 de novembro.

A etapa nacional, quando a comissão julgadora seleciona os professores e turmas vencedoras das cinco categorias da OLP, ocorre no dia 30. A divulgação e premiação dos vencedores será no dia 10 de dezembro.