Compartilhe a notícia:

Agentes socioeducativos do grupo de Gerenciamento e Contenção (Gcon) concluíram, nesta sexta-feira (10), o curso de nivelamento operacional promovido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A iniciativa visou aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais que atuam na segurança do Sistema Socioeducativo de Alagoas.

Durante o curso, os agentes especializados puderam aprofundar seus conhecimentos por meio de aulas teóricas que abordaram temas relevantes para a prática diária, incluindo técnicas de abordagem, mediação de conflitos e a legislação pertinente ao atendimento socioeducativo. Eles também participaram de atividades práticas e simulação de situações reais, aprimorando habilidades necessárias para ação eficaz e segura.

Segundo o subtenente Lino, coordenador operacional do Gcon, o nivelamento operacional irá fortalecer as ações de segurança dentro do Sistema Socioeducativo e elevar o nível do atendimento prestado pelo Estado aos adolescentes e jovens em conflito com a lei.

“Uma capacitação como esta é importante para que nossos agentes estejam preparados para desempenhar suas funções com competência e responsabilidade numa eventual situação de crise. Com isso estamos reforçando a segurança dos socioeducandos e das equipes técnicas que atuam no sistema socioeducativo”, explicou o coordenador.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, enfatizou a importância do curso como parte dos esforços contínuos do Estado para consolidar o Sistema Socioeducativo de Alagoas como um dos melhores do país.

“O Sistema Socioeducativo de Alagoas passou por mudanças profundas em sua estrutura e nas metodologias utilizadas para a reinserção social dos nossos adolescentes, o que fez do nosso estado uma referência para outras unidades da Federação. A capacitação do Gcon vem coroar essa transformação ao consolidar a segurança dentro das unidades de internação”, afirmou Otávio Rego.

O encerramento do curso contou com a presença do defensor público Fábio Passos de Abreu e da professora da Universidade Federal de Alagoas, Lana Lisier de Lima Palmeira, que ministraram palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).