Aluna do nono período de medicina no CESMAC ironiza morte de paciente em internato em Marechael Deodoro
Nesta terça-feira, 8 de fevereiro, o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), por meio de nota, informou que decidiu afastar a estudante de Medicina que ironizou a morte de uma paciente na Unidade Mista de Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió.
Diante dessas circunstâncias, a respectiva aluna também foi desligada da unidade de saúde, onde realizava estágio.
A instituição abriu um processo administrativo interno para apurar a conduta da estudante. A informação foi divulgada pela instituição nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, e, assim, ela deve ficar suspensa até que as apurações sejam concluídas. Nos próximos dias, a estudante do 9º período de medicina deve ser chamada para prestar esclarecimentos sobre os fatos, como afirma a nota:
“A aluna, por prudência e cautela, foi afastada preventivamente das suas atividades acadêmicas pela Coordenação do Curso e pela Secretária de Saúde de Marechal Deodoro até que a apuração seja concluída e os fatos devidamente esclarecidos, o que deverá ocorrer com a brevidade que o caso recomenda.”
O Cesmac Acrescentou, ainda, que tomou conhecimento do caso por meio de capturas de tela feitas por outros estudantes e postadas em grupos de aplicativo de mensagem:
“A Coordenação do Curso, tão logo cientificada do fato, iniciou a apuração com vista em avaliar e mensurar a gravidade da atitude da aluna, notadamente, no que concerne à suposta infringência a princípios éticos que norteiam o exercício de tão nobre e importante missão já a partir da preparação acadêmica.”
A aluna, por sua vez, deverá ser convocada pela instituição para apresentar sua versão sobre os fatos, uma vez que em sua rede social, a jovem reclama da chegada de uma paciente com edema agudo no pulmão bem perto da hora de seu descanso. Em seguida, ela atualiza o post dizendo “a mulher morreu e eu não dormi”.
A jovem, em postagem nas redes sociais, reclamou da chegada de uma paciente com edema agudo no pulmão bem perto da hora de seu descanso. “Faltando 10 min para minha hora de dormir, chega mulher infartando e com edema agudo de pulmão, e agora já passou 1:30 da minha hora de dormir, tô puta”, escreveu.
Em seguida, ela atualizou o post dizendo “a mulher morreu e eu não dormi.”
O caso aconteceu no Unidade Mista Dr. José Carlos de Gusmão, em Marechal Deodoro, onde ela atuava como interna e a mesma foi desligada da unidade após a grande repercussão do caso.
A aluna também desativou todas as suas redes sociais.