Compartilhe a notícia:

Necessidade de investimento na juventude é  tema de painel promovido pelo Governo Estadual e Instituto Unibanco

No dia 13 de dezembro, segunda-feira, será realizado em São Paulo pelo Governo de Alagoas e pelo Instituto Unibanco, o painel Alagoas Futuro, o qual abordará acerca das transformação das juventudes através da Educação Pública, que marca o lançamento de novos projetos que compõem o programa “Juventudes Alagoanas”.

O respectivo encontro acontecerá na sede do órgão e contará com participação do governador de Alagoas, Renan Filho, do secretário da Educação, Rafael Brito e do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

Dessa maneiram, a iniciativa é multissetorial, estruturada em três eixos – Educação, Participação & Engajamento, e Trabalho & Renda -, e tem como objetivo expandir as oportunidades e o acesso a direitos de jovens em situação de vulnerabilidade social no estado de Alagoas por meio do incentivo ao ingresso, progressão e conclusão do Ensino Médio, do desenvolvimento de suas habilidades, da sua inserção social e comunitária e da obtenção de emprego e renda.

Diante disso, para Renan Filho, Governador de Alagoas, o programa tem como compromisso apoiar os jovens alagoanos em suas trajetórias de vida:

“Vivemos um momento histórico de desenvolvimento em Alagoas. E a força motriz desse crescimento são as pessoas. A Educação Pública do nosso estado vive uma verdadeira transformação e os resultados são motivo de orgulho para os estudantes e suas famílias. Voltamos mais uma vez o olhar para os nossos jovens, criando oportunidades para que eles possam se capacitar, desenvolver seu potencial e aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Tenho certeza de que isso só acontece quando todos estão atuando juntos pelo mesmo propósito. É por isso que o programa Juventudes Alagoanas chega com esse caráter multissetorial, com eixos inovadores e a integração de diferentes iniciativas. Uma destas grandes novidades é o projeto Cartão Escola 10, o maior investimento já feito na história de Alagoas, com uma injeção de renda direta para estimular o engajamento dos estudantes com o seu próprio crescimento.  Estamos oferecendo três categorias inéditas de bolsa de incentivos para manter o aluno em sala de aula, melhorando a aprendizagem e combatendo a evasão escolar. Esse, sem dúvidas, é o nosso maior compromisso: acolher nossos jovens do início ao fim, por meio do fortalecimento de seus talentos, habilidades e conhecimento, proporcionando geração de renda e oportunidades de empregos para cada vez mais alagoanos.”

A solenidade possuirá transmissão ao vivo pela plataforma YouTube e contará com a participação de importantes especialistas em dois painéis.

Para discutir a estratégia multissetorial do programa, estarão presentes Rafael Brito, secretário de educação de Alagoas; José Henrique Paim Fernandes, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE); Wanyelle Mirian Bezerra, vice-presidente da Coordenação de Grêmios Estudantis de Alagoas (Cegreal); e Taina Silva Santos, coordenadora de projetos da organização Em Movimento, e, a moderação será de George Santoro, secretário de Fazenda de Alagoas.

O segundo debate, que tratará da urgência da priorização de investimento nos jovens, terá a participação de Renan Filho, Governador do Estado de Alagoas; Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; Adriana Alvarenga, chefe do escritório em São Paulo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Vitor Pereira, Professor do Mestrado em Monitoramento & Avaliação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, como moderadora.

Já para Ricardo Henriques, o desenvolvimento de ações focadas na juventude é crucial para recuperar os déficits de aprendizagem gerados pela pandemia, mas também de atravessar as fronteiras do conhecimento:

“Iniciativas como esta do Governo de Alagoas se fazem necessárias para que possamos apoiar a trajetória de vida dos jovens, preparando-os para as novas demandas do mundo do trabalho, além de recolocar o País no caminho da sociedade do conhecimento.”