Compartilhe a notícia:

Aprenda o nome dos animais aquáticos em inglês - Wizard Idiomas

Animais aquáticos de cultivo terão salubridade e equilíbrio tratados com novo programa governamental

Na segunda-feira passada, 23 de novembro, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão vinculado a Secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, realizou  o lançamento do Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos de Cultivo.

Tal projeto é proveniente do Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo – “Aquicultura com Sanidade”, o qual tem por finalidade garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção de animais aquáticos e a sanidade da matéria-prima obtida a partir dos cultivos nacionais.

A norma foi elaborada para assegurar a prevenção, o controle e a erradicação de doenças nos sistemas de produção de animais aquáticos, contribuir para o aumento da produtividade e, consequentemente, da oferta de pescado para o abastecimento do mercado interno e externo e, com isso, a Rede Nacional de Laboratórios da Pesca e Aquicultura (www.renaqua.gov.br) relatou que oferecerá todo o suporte laboratorial necessário para o diagnóstico oficial de doenças de peixes de produção, incluindo espécies nativas, peixes ornamentais, moluscos, quelônios, répteis, anfíbios e crustáceos.

O “Aquicultura com Sanidade” possibilitará uma resposta rápida ao aparecimento de surtos de doenças, a certificação sanitária de propriedades e a regulamentação do serviço de quarentena de animais aquáticos, dentre outras coisas. A norma servirá como base para a estruturação dos serviços de defesa sanitária de animais aquáticos que implementam nos estados a política pública em sanidade definida pelo MAPA.

Dessa maneira, o respectivo evento foi realizado na Associação dos Carcinicultores Familiares do Agreste, localizada no Povoado Poção, zona rural de Arapiraca, reunindo criadores da região, onde os criatórios começam a despontar como mais uma opção de renda para as famílias do campo.

De acordo com a Adeal, o programa tem a finalidade de promover ações de educação sanitária junto aos criadores, garantindo a sanidade dos animais aquáticos do Estado e a qualidade da cadeia produtiva do pescado que chegará à mesa do consumidor.

Entre as atribuições do programa constam ainda o cadastro dos estabelecimentos de criação de pescado, além do combate e prevenção de possíveis doenças que possam afetar os animais aquáticos.

Diante disso, a suplente do programa, Nádia Souza, afirma que:

“A prevenção de doenças evita a entrada de agentes patogênicos, disseminação nos animais e a mortalidade desses, garantindo ao criador o retorno econômico. A atividade do pescado está crescendo em Alagoas.”