Beneficiárias em quatro bairros de Maceió serão cadastradas em nova edição do Arena CRIA
Nesta semana, o Governo de Alagoas realiza a nova edição do Arena CRIA, serviço que estará disponível para a população e beneficiados nos dias 10 a 19 de novembro, das 9h às 16h, em cinco pontos distribuídos em quatro bairros de Maceió.
Sendo assim, além da demanda espontânea aberta a toda a capital, em parceria com associações e projetos sociais, o serviço será executado também por meio de busca ativa das potenciais beneficiárias maceioenses.
As arenas estarão localizadas nos bairros do Vergel do Lago, Santa Amélia, Ipioca e Benedito Bentes. O último citado receberá, todavia, dois pontos de cadastramento, em que um deles funcionará de 16 a 19 de novembro (confira os endereços abaixo).
Dessa maneira, a expectativa é a de que gestantes e mães de crianças de até 60 meses (72 meses no caso de Síndrome Congênita pelo Zika Vírus), que se encontrem em situação de pobreza e extrema pobreza, façam o cadastro e passem a receber R$ 100 mensais até a criança completar seis anos de idade.
As beneficiárias – que atendam ao perfil do programa e estejam com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – devem procurar às arenas portando RG, CPF, comprovante de residência, Cartão do SUS, número do NIS, caderneta de gestantes e laudo médico para crianças com a Síndrome Congênita pelo Zika Vírus e o pagamento do benefício passa a ser feito um mês após o cadastramento.
Segundo Fabiana Pessoa, Secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social:
“Este importante programa social do Governo Renan Filho está direcionado à Primeira Infância. Ele possui um forte impacto socioeconômico, que já começa a se fazer presente nos municípios do estado. O Cartão CRIA é gestado pela Seades, com o compromisso de assistir às crianças alagoanas, proporcionando a elas uma melhor qualidade de vida e uma infância mais completa.”
Ademais, vale ressaltar, que, atualmente, o Cartão CRIA – parte do Programa Criança Alagoana (CRIA) – é o maior programa de transferência de renda do país em nível estadual, uma vez que este se faz presente nos 102 municípios alagoanos, faz parte das políticas públicas voltadas à Primeira Infância – fase de vida de 0 a 6 anos de idade -. A meta é chegar a 180 mil famílias em todo o estado.
Sendo assim, o cadastro do Cartão CRIA continua a ser feito nas Centrais Já da capital, localizadas no Parque Shopping, Maceió Shopping, Pátio Shopping, Shopping Farol e no bairro do Centro da cidade. As beneficiárias devem procurar a Central Já próxima à sua residência para fazer o cadastro e receber o Cartão CRIA concluído até o mês de agosto.