Agenda da educação de Alagoas é consolidada com lançamento de mais três programas governamentais
Na manhã desta segunda-feira, 13 de dezembro, em São Paulo, o Governo de Alagoas, por meio da parceria com o Instituto Unibanco, lançou três programas para formação de professores, qualificação profissional dos estudantes e abertura de vagas de estágio nas escolas públicas.
Dessa maneira, foi divulgada uma nova agenda para a educação pública no Estado, e, assim o governador Renan Filho sintetizou o que já se configura como realidade para milhares de estudantes alagoanos durante o encontro Alagoas do Futuro.
Como representante de outra instituição parceira, José Henrique Paim Fernandes, diretor do Centro de Desenvolvimento de Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), também destacou o perfil multissetorial das ações direcionadas à educação no Estado:
“Qualquer estratégia de atendimento da juventude não deve envolver somente a educação, mas também outras áreas como a assistência social e a saúde. Para chegar aos diversos públicos de forma correta, a gente não pode atender de forma igual os desiguais.”
Ademais, o Pontapé da Educação ofertará 1.200 vagas para estagiários de direito, nutrição, educação física e administração em todas as escolas da rede estadual.
Já o convênio com o Sistema S vai disponibilizar cursos de qualificação profissional do Senai e do Senac para estudantes da rede estadual, e, para a formação de professores, uma parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) vai ofertar cursos de especialização na instituição.
As novas ações fazem parte de um esforço amplo para assegurar direitos e gerar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade. Ao lado de secretários, entidades e representantes estudantis, o governador apresentou iniciativas cujos resultados e perspectivas já estão transformando e aprimorando o ensino e a formação humana e profissional de 175 mil alunos de maneira inédita nas mais de 300 escolas da rede pública em Alagoas.
Com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Unibanco pelo YouTube e pelas redes sociais do Governo do Estado, o evento trouxe dois painéis que reafirmaram a importância e urgência de realizar investimentos para os jovens a partir de uma estratégia multissetorial.
Diante disso, o Governador, Renan Filho, salienta que:
“Se a gente melhora o salário, constrói um ambiente pedagógico legal, melhora a estrutura física das escolas, incentiva o professor, cria um programa para que o aluno seja assíduo, mas se não tiver merenda… não vai. Então, um programa para funcionar, uma estratégia para funcionar, tem que ser ampla mesmo, e cada uma delas tem que dar resultado para somar esforços.”
Já Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, reconheceu o mérito e o diferencial nas ações do Governo de Alagoas, além de sublinhar o largo horizonte aberto para os jovens alagoanos, incluindo perspectivas mais concretas de mobilidade social:
“É muito corajoso, ambicioso, mas me parece realista. O senhor [governador Renan Filho] está tornando público não apenas um programa, mas uma estratégia multissetorial e que vai ao encontro deste enorme desafio de dar conta, sobretudo, das juventudes mais vulneráveis.”
Por fim, diretamente do município Coruripe, a aluna da rede estadual e vice-presidente da Coordenação de Grêmios Estudantis de Alagoas (Cegreal), Wanyelle Miriam Bezerra, representou a classe ao evidenciar a importância da escola de ensino integral na formação humana dos estudantes, e do Cartão Escola 10 para o combate da evasão escolar, ressaltando que:
“Quando vi [o secretário da Educação] Rafael falar em criar novas escolas com ensino integral, fiquei muito feliz. Quando eu entrei na escola de ensino integral, eu percebi como isso pode ampliar a minha visão sobre a sociedade. Não é fácil ficar das 7h às 18h, mas é de suma importância. É ali que você vai aprender e conseguir lidar com o mundo que é fora da escola. E pode ter a certeza que, com a bolsa, as escolas estarão cheias de estudantes.”