A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) inaugura, nesta segunda-feira (1°), o mais novo laboratório do Programa OxeTech, dessa vez contemplando a cidade de Pão de Açúcar, cidade localizada no alto Sertão alagoano. Com este Lab, o Programa de profissionalização e capacitação profissional na área de tecnologia, que já formou cerca de 1.500 alunos, chega a oito municípios: São Miguel dos Campos, Penedo, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Traipu e a capital, Maceió.
Cada laboratório em funcionamento é fruto de uma parceria entre Governo do Estado e a Prefeitura local, com investimentos na casa de R$ 200 mil por unidade, tendo o objetivo de, por intermédio de aulas teórico-práticas com monitores e equipamentos, ofertar cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e inovação e promover a conexão entre esses estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado de trabalho alagoano.
Com isso, o Programa se torna uma forma de ampliar as oportunidades para quem não tem acesso à internet com facilidade, democratizando e interiorizando o aprendizado em tecnologia como vetor de desenvolvimento e transformação socioeconômica num dos mercados que mais crescem atualmente.
Os cursos que mais se destacam nos laboratórios presenciais, nos quais mais de 2 mil estudantes já se inscreveram, são: Lógica de Programação, Desenvolvimento com Python e Desenvolvimento WEB. E, para aqueles que optarem por cursos remotos, também podem participar do Programa por meio da plataforma oxetech.al.gov.br, que já formou mais de 8 mil alunos.