A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) inaugura, nesta terça-feira (9) o décimo laboratório do Programa de qualificação profissional OxeTech, beneficiando agora a cidade de Batalha, no Sertão Alagoano. Com esse lab, o Programa já atinge nove municípios do Estado: São Miguel dos Campos, Penedo, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Traipu, Pão de Açúcar e a capital, Maceió, tendo formado, até hoje, mais de 1.500 estudantes alagoanos.
Sendo o quarto laboratório da região do Sertão, o investimento do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras locais, em espaços presenciais de oferta de cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e inovação, com equipamentos, monitores, bolsistas e supervisores qualificados, atinge a marca de R$ 2 milhões (cerca de R$ 200 mil para cada unidade operante).
Os laboratórios presenciais do programa Oxetech objetivam, além de ofertar cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e inovação, promover a conexão entre esses estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado de trabalho alagoano. Além disso, amplia as oportunidades para quem não tem acesso à internet com facilidade e democratiza e interioriza o aprendizado em tecnologia como vetor de desenvolvimento e transformação socioeconômica num dos mercados que mais crescem atualmente.
Dando continuidade às políticas públicas do Governo do Estado na democratização do ensino, da ciência e no fomento à profissionalização das tecnologias no ecossistema inovador alagoano, ainda este ano há a previsão da entrega de mais dois laboratórios no interior de Alagoas.