Com Centro de Imagem quase pronto, reformas no HGE seguem em ritmo acelerado
As reformas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, seguem avançando, uma vez que o novo Centro de Imagem está quase finalizado, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e a Área Azul seguem com as obras a todo vapor.
Ademais, as paredes de praticamente todos os corredores estão recebendo tratamentos, com manutenção de bate-macas e troca de pinturas.
Segundo o engenheiro Márcio Piccinini, todos os sistemas elétrico e hidráulico já foram modificados no SND, além da manutenção da estrutura, a aplicação de novos revestimentos e a divisão e redimensionamento dos espaços estão em fase de execução. Essas melhorias permitirão aos servidores melhor aproveitamento das salas, melhor organização e, consequentemente, melhor assistência aos pacientes e demais profissionais, argumentando que:
“Como de rotina, também monitoramos todos os aparelhos de ar condicionado, com equipes especializadas que realizam manutenção preventiva, e atendemos todos chamados das equipes de trabalho. É válido enfatizar que todas as ações têm acontecido de forma integrada, com o acompanhamento de profissionais de diferentes áreas, inclusive os que atuarão nas novas salas.”
Diante disso, o médico e gerente do Hospital Geral do Estado, Paulo Teixeira, frisa que:
“O governador Renan Filho está acompanhando tudo. Ele tem sido um grande parceiro na revitalização do HGE. Quando o Serviço de Nutrição e Dietética estiver pronto, também chegarão novos equipamentos e novos mobiliários, que concederão ainda mais segurança no condicionamento dos alimentos e conforto aos servidores lotados neste setor.”
O Centro de Imagem já está com sua estrutura física pronta e novos aparelhos de raios-x e tomografia computadorizada estão completos, e, portanto, nos próximos dias, mais mobiliários e equipamentos chegarão para compor as novas salas de espera, de emissão de laudos e de recuperação. Tudo seguindo com as normas de segurança vigentes para proteger os funcionários do setor.
Com três observações prontas e já acolhendo pacientes, uma delas exclusiva para pacientes com sintomas gripais, a Área Azul, a porta de entrada mais procurada na unidade, também está com operários trabalhando diariamente.
Dessa maneira, toda a recepção está sendo modificada, com atendimento a fluxos montados pelos servidores do HGE que possam ajudar na agilização dos atendimentos de urgência, como relata o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres:
“Nós vamos entregar a população um novo HGE, que dê aos especialistas, que estão entre os mais experientes de Alagoas, melhores condições para executar os serviços de Média e Alta Complexidade e, assim, viabilizar mais acesso e atendimento a quem mais precisa.”
O projeto e a execução das obras são de autoria da própria Sesau, por meio da Gerência de Serviços Gerais e das Superintendências de Atenção à Saúde e Administrativa.
Por fim, mesmo com as obras, os atendimentos seguem na principal unidade de urgência e emergência de Alagoas, com a adoção de fluxos que permitem a continuidade de todos os esforços.