Um apoio financeiro para quem tem uma ideia inovadora, mas ainda não sabe como começar a colocar em prática. Esse é o propósito do programa Geração do Hoje Serviços (GdH-S) que oferece uma premiação no valor de R$ 20 mil para cinco ideias inovadoras e ainda garante a formação e capacitação dessas novas startups, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Alagoas.
O programa já está na sua segunda rodada, as inscrições são gratuitas e seguem até a última sexta-feira, 22 de abril, por meio do link https://doity.com.br/gdhs-2/. Qualquer pessoa, física ou jurídica, que atenda as especificações expostas no edital pode participar da seleção.
Serão aceitos projetos inovadores que tenham suas soluções aplicadas aos seguintes setores: Turismo e Gastronomia; Eventos, Entretenimento e Lazer; Agronegócio, Pesca e Aquicultura; Construção Civil e Mercado Imobiliário; Comércio e Varejo; Educação, Saúde e Bem Estar; Transporte, Logística e Mobilidade; Financeiro e Jurídico; Marketing e Mídias; Economia Criativa; Relacionamento e Games.
O GdH-S é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e o Sebrae Alagoas. Ele será dividido em quatro fases: seleção das ideias; capacitação e amadurecimento das ideias; Demoday e Premiação das cinco melhores ideias (subvenção econômica) e, por fim, acompanhamento das startups premiadas.
Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, essas ações são necessárias para a criação de um ambiente favorável e para o fortalecimento do empreendedorismo inovador:
“Nós queremos dar condições para que o ecossistema local transforme ideias em soluções e negócios, com o apoio do Governo do Estado, criando um ambiente cada vez mais fortalecido.”
Na primeira rodada do programa, que aconteceu em dezembro do ano passado, as propostas inovadoras vencedoras foram das startups Com Paixão, Mulheres Connectadas, Alpha D e Plataforma Rede Ciclo. Após passar por uma comissão técnica de avaliadores, cada uma recebeu, do Governo de Alagoas, uma subvenção econômica de R$ 20 mil cada e já aplicaram aos seus negócios criando um ambiente empreendedor mais fortalecido.