Compartilhe a notícia:

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) aprovou, nesta quinta-feira (24), a criação da Comenda do Mérito do Registro Mercantil Alagoano, que será denominada “Comenda José Correia Torres”, em homenagem ao antigo diretor de registro empresarial de Alagoas. Aprovada durante a sessão plenária mensal, a condecoração será destinada a personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao registro de empresas no estado.

 

Proposta pelo procurador-geral da Juceal, João Paulo Gaia, a comenda levará o nome de José Correia Torres como forma de celebrar o grande trabalho promovido pelo antigo diretor da Juceal. Anual, a honra será concedida a até sete personalidades durante a sessão da reunião plenária que marca o aniversário da Junta Comercial, celebrado em 26 de maio.

 

O homenageado, José Correia Torres, estava à frente da assessoria técnica da Juceal, setor responsável pelas análises dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial em Alagoas. Servidor efetivo desde 1986, o diretor faleceu no último dia 11. E durante a primeira reunião plenária desde a sua “passagem”, as homenagens percorreram as falas dos presentes.

 

“Eu convivi por quase 15 anos com o nosso amigo Torres e era uma pessoa que tinha a resposta na hora, de bate-pronto, um camarada sincero e um amigão para todas as horas. Era a pessoa para quem eu sempre pedia uma orientação e escutava com muita atenção. Era uma figura. A gente tem sentido muito a falta dele e esses momentos de homenagens são importantes”, destacou o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo.

 

“Tínhamos um espelho que era irrepreensível. Ele era uma pessoa que você sabia que poderia contar com ele a qualquer momento. Com quase 80 anos, ele estava aqui trabalhando todos os dias, ensinando, corrigindo, colocando essas pessoas jovens no caminho. O trabalho vai seguir e a gente vai continuar conversando, mas eu acho que vai ser um pouco mais difícil, porque não teremos esse espelho para mostrar para todo mundo o que é um profissional responsável de verdade. Vamos lembrar sempre com muita saudade dele e jamais nos esqueceremos”, realçou o assessor especial da Juceal, Fábio de Lima.

 

Ainda durante a reunião plenária, foi definido, com proposta feita pelo vogal Lucas Barbosa, que Arapiraca receberá o próximo encontro que reúne a diretoria e o colégio de vogais da autarquia, a ser realizado em novembro de forma itinerante.

 

A Junta Comercial é uma entidade que possui formação colegiada, na qual o colégio de vogais também funciona como setor deliberativo superior. O vocalato da Juceal é composto por doze entidades representativas de setores empresariais, governamentais e classes profissionais como advogados, economistas, contadores e administradores.

 

José Correia Torres

 

Advogado por formação, José Correia Torres passou por entidades como a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) e foi procurador-chefe da Procuradoria Jurídica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL).

 

 

Com Torres à frente da diretoria de registro da Juceal, a autarquia atingiu o ápice na excelência de seus serviços, tornando-se referência nacional quanto à desburocratização do ambiente de negócios e quanto à implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.