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Desenvolver o desejo de ler e potencializar a aprendizagem em todas as áreas de conhecimento. Este é o intuito do projeto Ler Mais Alagoas, lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em live realizada na última quarta-feira, 30 de março, para professores, pais e alunos.

Dessa maneira, o intuito foi apresentar o novo projeto que faz parte do conjunto de ações do Programa Escola 10.

Diante disso, o secretário Executivo da Educação, José Márcio, ressalta:

“Esse programa me deixa feliz por ser um momento de promoção à leitura para nossas escolas dentro do contexto do programa Escola 10, também levando essa ação para redes municipais. Me deixa feliz, sobretudo por um aspecto que o programa apresenta, que é o de incentivo ao consumo da produção literária de autores alagoanos. As escolas e os estudantes vão receber um pacote de autores que são da nossa terra e desconhecidos dessa nova geração, além de clássicos de literatura.”

O lançamento contou ainda com a participação do superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, do secretário de Educação do Município de Branquinha, Ednaldo Firmino e da Gerente NERD/SUPED, Danielly Verçosa. Durante o bate-papo, os profissionais esclareceram como vai acontecer o projeto nas escolas durante o ano letivo de 2022.

A Seduc, junto com as Gerências Regionais de Educação (GERE’s), vai orientar as escolas sobre as retiradas dos kits de leitura. Dessa forma cada unidade escolar vai assinar um termo de compromisso, o qual o responsável pelo recebimento desses materiais se compromete a fazer a catalogação e zelar pelo acervo, além de promover o acesso dos estudantes aos materiais.

Além da distribuição de materiais, a Seduc organizará oficinas nomeadas de “Biblioteca Ativa” para debater estratégias e ações sobre o programa, utilizando todo o material recebido.

CRONOGRAMA:

Abril – Distribuição do acervo bibliográfico as unidades de ensino.

Abril – Catalogação do acervo e distribuição dos kits dos estudantes do Ensino Médio.

Abril – Oficina “Biblioteca ativa”.

Abril a Outubro – Desenvolvimento de ações interdisciplinares para promoção à  leitura.

Outubro – Inscrição da ação inspiradora na GERE.

Outubro – Seleção de ação inspiradora regional e envio à equipe da Seduc central.

Novembro – Avaliação e divulgação das ações inspiradoras em nível estadual.