A capital alagoana se prepara para celebrar, nesta terça-feira (22), o Dia do Folclore, data que destaca a importância de valorizar e preservar as manifestações culturais tradicionais do País. A celebração remete ao resgate das histórias, lendas, danças, música, artesanato, culinária e costumes passados de geração em geração.
O folclore é uma importante expressão da identidade de um povo, revelando sua diversidade cultural e riqueza histórica, além de reforçar seu compromisso em manter viva a herança cultural dos maceioenses.
Além disso, a música é um elemento importante para representar as tradições culturais de Maceió. O frevo, o forró e as composições de mestres da cultura popular alagoana têm o poder de emocionar e envolver o público.
O Dia do Folclore é uma oportunidade para valorizar esses artistas e promover espaços de apresentação e preservação dessa riqueza musical.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce), Dr. Cleber, o folclore tem um papel fundamental na construção da identidade de um povo. Em Maceió, a data é uma oportunidade para resgatar e valorizar as tradições locais, que estão intrinsecamente ligadas à história e à cultura.
“As festas populares são grandes destaques em Maceió. O Carnaval e as festas juninas são momentos em que a cidade se transforma em um verdadeiro palco de celebração da cultura popular. Durante o Dia do Folclore, a população é convidada a relembrar essas festividades e a participar de manifestações artísticas que também representam a identidade cultural do povo maceioense”, ressaltou o secretário, que ainda destacou a importância da valorização e do resgate da cultura.
As danças como o xaxado, coco, ciranda e maracatu, por exemplo, ganham destaque durante as celebrações, proporcionando momentos de alegria e encantamento para a população.
“Celebrar o Dia do Folclore em Maceió é uma oportunidade para resgatar, valorizar e preservar as manifestações culturais tradicionais da cidade. Por meio da música, danças e festas populares, a população reafirma sua identidade cultural e mantém viva a herança deixada por seus antepassados. Nesse dia especial, Maceió mostra ao mundo a sua riqueza folclórica, convidando a todos a celebrarem a diversidade cultural e a história que se encontra presente em cada manifestação na região”, finalizou.