Compartilhe a notícia:

Eles não só medicam e realizam procedimentos complexos, como os da emergência, mas, também, auxiliam a manter a vida de pacientes com problemas no coração ou com objetos estranhos em ouvidos ou nariz, entre tantas outras áreas de atuação médica. No dia em que se comemora o Dia do Médico (18), pacientes exaltam a batalha diária travada pelos profissionais da Medicina na maior emergência pública alagoana, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

 

A família de Rafael Giacometti, de 67 anos, por exemplo, compareceu ao hospital para agradecer o atendimento prestado ao familiar através de uma nota na Ouvidoria. Valéria Giacometti, esposa do paciente, contou que eles estavam de passagem por Maceió em agosto, quando, em um passeio no artesanato da Pajuçara, ele desmaiou. Rafael foi levado para o HGE, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), devido ao trauma que sofreu e, após estabilização, foi transferido para um hospital particular.

 

“Meu marido foi muito bem acolhido por todos os profissionais, mas, ressalto, a assistência de médicos como o neurologista José Augusto, a residente de bucomaxilofacial Cibele Leite, e o cirurgião geral Matheus Handro, que fizeram o possível e impossível para que o Rafael tivesse atendimento e os cuidados necessários ao trauma. Estes profissionais são as criaturas mais competentes e humanas que tivemos contato nos últimos meses”, descreveu.

 

Já na Unidade de Dor Torácica (UDT), o paciente Diegue Casimiro dos Santos, de 65 anos, residente em Marceneiro, rota ecológica dos Milagres, observou o cuidado dos médicos com os pacientes cardíacos. “Estou muito feliz pelo atendimento. Cheguei aqui assustado, porque problemas no coração não são brincadeira. Mas me acalmaram e explicaram o meu caso. Estou tranquilo, vou colocar um marcapasso estes dias e não posso deixar de parabenizar cada médico deste hospital, que tem me acolhido tão bem. Vocês vêm fazendo diferença na minha vida, sou muito grato”, disse comovido.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico ortopedista Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância dos profissionais da Medicina para o HGE, assim como para as demais unidades de saúde do Governo do Estado. Segundo o gestor, eles são profissionais que identificam o diagnóstico correto de problemas apresentados pelos pacientes e indicam o tratamento adequado para que o quadro clínico seja resolvido da melhor forma, recobrando sua qualidade de vida.

 

“A missão do médico é lutar para curar, aliviar as dores, agir com humanidade, ouvir e consolar quando for preciso. O médico tem que gostar de gente e não deve ter medo de examinar”, enfatizou o secretário.

 

Investigação

 

Na Pediatria do HGE, a paciente Marta Laíse Santos Silva, de apenas quatro meses, entrou no hospital há dois meses, mas não tinha diagnóstico e estava emagrecendo a cada dia. “Foi no HGE que descobriram que ela tem uma síndrome. Estão investigando qual, mas minha bebê já está bem melhor e sou grata ao empenho dos pediatras deste hospital, tão focados. Eles não desistiram dela; chego a me emocionar”, salientou Maria Janaina Ferreira, mãe da criança.

 

O diretor médico do HGE, Rodrigo Melo, reforçou a variedade de áreas médicas em atuação no hospital e a dedicação dos profissionais no cuidado aos pacientes. “Nosso hospital tem um perfil de profissional e, para ser de excelência, é preciso amar a assistência no setor público. É maravilhoso saber que recebemos diariamente elogios à competência dos que aqui trabalham”, pontuou.

 

Fernando Melro Fortes, diretor da unidade hospitalar, ressaltou a competência dos profissionais da maior emergência alagoana. “O HGE é referência em traumas e  queimaduras, tem uma das melhores pediatrias de Alagoas, profissionais médicos de várias especialidades e, sem sombra de dúvidas, de excelência profissional sem igual. Aqui, eles fazem diagnósticos precisos , por meio de exames de imagem, sangue e de toque. Cuidam de crianças, idosos, homens, mulheres, e toda uma diversidade de patologias”, ressaltou.