Exposição fotográfica na orla expõe drama de moradores dos bairros afetados pela mineração em Maceió.
Nesta terça-feira, 2 de novembro, moradores removidos de seus lares por conta do afundamento do solo em certos bairros de Maceió tiveram suas histórias e situação exposta pelo projeto Projeto Ruptura, que promoveu uma intervenção na praia de Pajuçara.
Formado por dez fotógrafos, o coletivo realiza uma exposição fotográfica no local, expondo que, muito além das perdas materiais, o problema causado pela mineração de sal-gema é uma questão social.
Sendo assim, o fotógrafo Jorge Vieira, idealizador da intervenção, explica que:
“A ação, intitulada ‘Finados Bairros’, levará às areias da praia imagens impressas em varais e lençóis brancos. Vamos expor o drama socioambiental dos bairros afetados pelo problema geológico resultante de quatro décadas de exploração do subsolo. Para a produção dos lençóis, foram usados 50 m² de tecido, que representam as mais de 50 mil pessoas que tiveram que deixar suas moradias.”
Nesse espectro, a exposição das fotos ocorreu entre a feirinha de artesanato e o ponto de partida das jangadas e, ao seu final, os lençóis foram oferecidos à população pelo preço simbólico de R$ 2 . O valor será usado para a compra de fraldas geriátricas para as idosas do Lar Luísa de Marillac, instituição que também foi removida da área atingida pelo afundamento do solo.