Compartilhe a notícia:

Secretaria do Estado da Mulher e dos Direitos Humanos premia cidades destacadas na elaboração de políticas públicas para a proteção destes

Nesta segunda. 6 de dezembro, por intermédio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, o Governo de Alagoas homenageou os 12 municípios que mais se engajaram no desenvolvimento de ações voltadas para as políticas públicas de proteção, cuidados e empoderamento das mulheres alagoanas com o Prêmio Município Amigo da Mulher.

Sendo assim, na edição da premiação de 2021, os municípios de Água Branca, Arapiraca, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Maceió, Mar Vermelho, Maragogi, Messias, Palmeira dos Índios, Pilar, São José da Laje e São Miguel dos Campos foram os vencedores e levaram a estatueta feita pela artesã Maria Corá para casa.

Diante disso, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, ressaltou o compromisso dos municípios com as mulheres alagoanas:

 “Abraçar a causa das mulheres é dever de todo gestor. Esperamos que esse reconhecimento público seja um impulsionador para fazer com que cada município seja um parceiro na luta pela igualdade de gênero e pela defesa daquelas que estão em maior vulnerabilidade.”

Ademais, A prefeita de Delmiro Gouveia, município responsável por vencer o prêmio três vezes, Eliziane Costa, ressaltou e parabenizou o engajamento dos prefeitos homens na elaboração de políticas públicas de proteção e promoção de participação da mulher:

“Mais bonito ainda é ver os prefeitos homens ganhando este prêmio. É fundamental para qualquer cidade a importância de estar sempre à frente, lutando para que existam políticas públicas voltadas para as mulheres.”

Já o município de Pilar se destacou com a criação da primeira Casa destinada à saúde e atendimento da mulher vítima de violência do país: a Casa da Mulher Pilarense. Para o prefeito Renato Filho, a pauta da mulher tem a sua importância ressaltada com o Prêmio Município Amigo da Mulher:

“Nós, prefeitos e prefeitas aqui presentes, e todos os prefeitos do Estado, temos certeza que hoje a política pública para a mulher faz parte da agenda de todos os municípios de Alagoas. Não só os que aqui ganharam, mas todos trabalham para que as políticas sejam efetivadas. Eu tenho certeza que ano que vem muitos outros prefeitos e prefeitas entrarão neste prêmio com novas políticas públicas.”

Por fim, vale ressaltar que esta foi a terceira edição do Prêmio Município Amigo da Mulher, que acontece desde 2018. A solenidade de 2020 foi cancelada devido ao momento mais crítico da pandemia do novo Coronavírus.