Nove municípios de Alagoas receberam aprovação de financiamento do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para implantação de complexos nutricionais. O equipamento de segurança alimentar – que fornece refeições diárias gratuitas às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza – encontra-se em distintas etapas de execução.
Dentre os municípios com financiamento aprovado – Pilar, Pão de Açúcar, São Sebastião, Teotônio Vilela, Batalha, Santana do Ipanema, Murici, Passo de Camaragibe e Chã Preta -, o complexo nutricional de Pilar já se acha em funcionamento desde 2020 e os de Batalha e Santana do Ipanema estão em fase de inauguração.
Desde o último dia 23 de março, o aporte financeiro de até R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) pode ser utilizado, a critério dos municípios, para construção do prédio ou compra de maquinários e utensílios de cozinha industrial.
A ampliação do objeto foi definida em reunião entre a equipe técnica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e o conselho do Fecoep. Até então, o recurso deveria ser usado apenas na edificação do espaço destinado à instalação do equipamento.
O superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Antônio Carilo, falou da relevância de equipamentos desta natureza:
“Os complexos nutricionais são equipamentos que servem para garantir segurança alimentar às famílias mais vulneráveis. Hoje já temos em funcionamento um complexo nutricional que foi construído com recurso oriundos do Fecoep e fornece alimentos a sua população mais carente. Assim como temos alguns para serem entregues e outros com recursos aprovados.”
Além dos nove municípios com financiamento garantido, sete outros estão em processo de homologação pelo Fecoep. A data de aprovação do recurso depende do cumprimento dos trâmites legais, como completou Antônio Carilo:
“Algumas prefeituras viram a necessidade de terem esses equipamentos em seus municípios. Os gestores entraram em contato com a Seades, e começamos a fase de construção dos projetos. Após a aprovação do Fecoep, os municípios receberão o recurso para a construção ou a compra de materiais.”