Compartilhe a notícia:

Na próxima quarta-feira, 03 de novembro, ocorrerá o debate acerca de Projetos Estratégicos e Observatórios de Políticas Públicas que foram desenvolvidos pelo Governo de Alagoas e estão em alinhamento conforme às diretrizes das principais agendas internacionais que trabalham com o desenvolvimento urbano sustentável.

O debate para discutir e planejar esses projetos será realizado mediante uma transmissão por vídeo on-line e ao vivo na Internet, que será intitulado “Uma visão de Futuro para

ONU-Habitat e Governo de AL realizam Dia D na Grota do Poço Azul | TribunaHoje.com

Alagoas – Projetos Estratégicos e Observatórios de Políticas Públicas”.

Ademais, a transmissão será feita pela ONU-Habitat em parceria do Governo de Alagoas e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), tendo início às 10h na plataforma YouTube pelo canal ‘ONU-Habitat’.

Dessa forma, com a participação da Oficial Nacional do ONU-Habitat Brasil, Rayne Ferretti, secretários do Estado de Alagoas, especialistas do órgão Cebrap e outras instituições que abrangem o tecido social civil alagoense, o evento irá apresentar as experiências locais e discutir a criação de um Observatório de Políticas Públicas em Alagoas, que é uma ferramenta essencial para colocar as iniciativas do Estado dentro dos parâmetros de desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, o objetivo dessa pauta é garantir que as medidas e programas implementados pelo poder público tenham efeitos plenos e concretos na melhoria da qualidade de vida da população e dos territórios de Alagoas.

Sendo assim, o ONU-Habitat conta com a parceria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento para sistematizar os programas estratégicos do Governo de Alagoas, visando, dessa maneira, articulá-los às agendas de desenvolvimento sustentável e apoiar a criação de um Observatório de Políticas Públicas no estado.

Para ser possível a realização, de fato, desta análise, a Secretária da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), juntamente com o ONU-Habitat, foram responsáveis por selecionar dez programas estratégicos do Governo de Alagoas, entre eles se encontram o Vida Nova nas Grotas, o Minha Cidade Linda e a Estratégia de Segurança Pública Integrada. Assim, por meio do registro das principais ações desses programas e dos resultados atingidos, recursos empregados, beneficiários, processos de decisão, entre outras características, o Cebrap ajudará a estruturar e materializar os impactos das dez iniciativas.

Vale ressaltar que além do evento da próxima quarta-feira, o ONU-Habitat e o Cebrap realizarão uma série de atividades com equipes do Governo de Alagoas e instituições parceiras. Nos dias 4 e 5, acontecerão oficinas com servidores alagoanos para colher insumos sobre os projetos públicos Governo e ONU-Habitat lançam projeto de enfrentamento à Covid-19 nas grotas de Maceióestratégicos selecionados. Desse modo, a partir das reflexões geradas por essas atividades, no dia 9 serão discutidos modelos possíveis de Observatórios de Políticas Públicas adequados à realidade de Alagoas, assim como cenários e condições para sua implementação.

Por fim, os participantes das atividades realizarão uma avaliação conjunta do presente, passado e futuro da produção de indicadores e informações públicas no Estado para concluir como criar uma estrutura de avaliação em longo prazo, com o objetivo de desenvolver mecanismos que tornem os princípios do desenvolvimento urbano sustentável um norte permanente para os tomadores de decisão em Alagoas.