O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) exige tempo e dinheiro. Para auxiliar o candidato a não cair em golpes e acabar contratando um Centro de Formação de Condutor (CFC) irregular, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) disponibiliza uma lista com todos os estabelecimentos credenciados e ativos na capital e no interior do estado.
Em Alagoas, atualmente, existem 147 CFCs credenciados junto ao Detran, distribuídos em 47 municípios. No site do órgão estadual, os usuários podem ver diversas informações, como o número de instrutores e de veículos disponíveis em cada centro de formação.
O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, explicou que, para funcionar, os CFCs precisam estar credenciados, e passam por um rígido controle para garantir a qualidade da formação.“A qualidade da formação do condutor é o primeiro passo para conseguirmos reduzir o número de sinistros, trazer mais segurança, responsabilidade e respeito às leis de trânsito. Por isso a gente orienta que as pessoas, antes de tirarem a CNH ou classificar para uma nova categoria, acessem o site do Detran e confram, tanto a lista de CFCs credenciadas, como o ranking que disponibilizamos on-line. E todos os centros de formação passam por um rígido controle e são submetidos a fiscalizações periodicamente”, afirmou.