Compartilhe a notícia:

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), manteve para o novo mandato a base aliada fortalecida na Assembleia Legislativa (ALE). Reeleito neste domingo (30) com 52,33% dos votos válidos, o chefe do Executivo viu mudar a composição de deputados estaduais eleitos no dia 2 de outubro, mas sem alteração no número de aliados.

Dos 27 deputados estaduais, 16 são da base aliada, sendo 14 emedebistas e outros 2 de partidos aliados, o PT e o PV.

A bancada de oposição vai ser composta por 8 deputados, sendo 7 do PP e do União Brasil, partidos de Arthur Lira e Rodrigo Cunha, além de Cabo Bebeto (PL), que não integrou a coligação de Cunha, mas é declaradamente opositor a Dantas e aos Calheiros, seus padrinhos políticos.

Paulo Dantas e Rodrigo Cunha disputaram o governo de Alagoas no segundo turno das eleições. A disputa foi apertada, e Dantas foi eleito com 834.278 dos votos, enquanto o seu oponente teve 759.984 votos, o equivalente a 47,67% dos votos válidos.

Dantas e Cunha tiveram o apoio de Renan Calheiros e Arthur Lira, que travaram, nos bastidores, uma grande disputa, com direito a alfinetadas e troca de acusações, pelo comando do Estado.

Com a maioria das cadeiras da ALE ocupadas por aliados, Paulo Dantas tem um panorama positivo para 2023, tendo mais segurança para aprovar as leis e as normas que lhe forem mais favoráveis.

Dos 14 deputados emedebistas da nova legislatura, 10 se reelegeram. Os outros quatro, Alexandre Ayres, Carlas Dantas, Dr. Wanderley e Remi Calheiros, conseguiram novas vagas.

Considerados parlamentares pêndulos, que podem pender tanto para um lado quanto para outro, a depender das costuras políticas, estão três deputados que podem optar, no decorrer do processo político, por seguir a base governista ou fazer oposição ao governador:

  1. Antonio Albuquerque (Republicanos)
  2. Andre Silva (Republicanos)
  3. Marcos Barbosa (Avante)

Veja, abaixo, a base aliada e a oposição a Paulo Dantas:

Aliados

  1. Alexandre Ayres (MDB)
  2. Marcelo Victor (MDB)
  3. Flávia Cavalcante (MDB)
  4. Cibele Moura (MDB)
  5. Carla Dantas (MDB)
  6. Ricardo Nezinho (MDB)
  7. Dr. Wanderley (MDB)
  8. Fátima Canuto (MDB)
  9. Remi Calheiros (MDB)
  10. Bruno Toledo (MDB)
  11. Dudu Ronalsa (MDB)
  12. Inácio Loiola (MDB)
  13. Breno Albuquerque (MDB)
  14. Gilvan Filho (MDB)
  15. Silvio Camelo (PV)
  16. Ronaldo Medeiros (PT)

Oposição

  1. Delegado Leonam (União Brasil)
  2. Fernando Pereira (PP)
  3. Rose Davino (PP)
  4. Francisco Tenorio (PP)
  5. Lelo Maia (União Brasil)
  6. Gabi Goncalves (PP)
  7. Mesaque Padilha (União Brasil)
  8. Cabo Bebeto (PL)