A Prefeitura de Maceió, por meio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), voltou a instalar radares eletrônicos para controle de velocidade em vias de grande tráfego de veículos. Inicialmente, os equipamentos foram instalados em seis pontos e não vão multar os condutores. O radar funciona captando a velocidade do veículo a partir de um sensor presente no equipamento.
De acordo com o diretor-presidente do DMTT, André Costa, a instalação dos equipamentos é importante para obediência dos motoristas aos limites de velocidade. “A redução de velocidade é o principal fator para reduzirmos os acidentes com vítimas, em especial envolvendo pedestres. Os automóveis se desenvolveram, ficaram mais modernos e ganharam diversos equipamentos de segurança, como freio ABS, air bag, dentre outros itens, mas nada no sentido de garantir mais segurança aos pedestres”, disse.
Conforme o DMTT, com a instalação de radares, motoristas e motociclistas devem obedecer a velocidade máxima da via, limitada para que todos possam trafegar em segurança. “O nosso intuito é salvar vidas, é ter cada vez mais um trânsito seguro para todos os que utilizam as ruas e avenidas da cidade. Daí essa instalação dos radares, para que as pessoas vejam e tenham consciência de que, em caso de excesso, precisam obedecer os limites de cada via”, pontuou André Costa.
A instalação de radares eletrônicos em Maceió é um tema cercado de polêmicas e já foi investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE). Em 2017, a Justiça chegou a determinar a suspensão imediata de todos os equipamentos de radar eletrônico na cidade de Maceió.