Alagoas atinge nível III na pró-gestão e recebe certificação de reconhecimento
A Alagoas Previdência é o primeiro estado com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do país a obter o nível mais avançado na Certificação Pró-Gestão. O certificado é concedido pelo Ministério da Economia, através da Secretaria Nacional de Previdência, e representa o esforço da entidade em alcançar a excelência nos serviços previdenciários em Alagoas.
O programa em abril de 2018 pela autarquia e, desde então, alinhou todos os padrões e normas técnicas às exigências do órgão certificador (Instituto de Certificação Qualidade Brasil-ICQ.
Para isso, foi realizado um trabalho com muita dedicação e empenho dos servidores das áreas de Governança, Controle Interno, Comunicação, Benefícios, Administração e Finanças da Alagoas Previdência.
Cada uma das 24 ações avaliadas pelo Programa possui quatro níveis de aderência, que representam os diferentes graus de complexidade que poderão ser atingidos, desde o Nível I, mais simples, até o Nível IV, mais complexo. Importante destacar que os níveis mais elevados da certificação (III e IV) possuem graus de exigência que muitas vezes demandam uma estrutura organizacional mais robusta da unidade gestora do RPPS, com maior número de servidores e maior custo de manutenção, dessa forma sendo mais acessíveis aos RPPS de médio e grande porte.
Dessa maneira, ao alcançar o nível III, a autarquia passa a ser referência no país em termos de gestão, Controle Interno, Governança e Educação Previdenciária.
De acordo com Roberto Moisés, diretor-presidente, o resultado foi possível após grande comprometimento e trabalho sério desenvolvido ao longo desses anos entre os servidores, conselheiros e administradores:
“O selo do Pró Gestão é a certeza que a equipe da Alagoas Previdência está no caminho certo.”
Além de melhorar os processos internos, trazendo mais eficiência e eficácia às ações desenvolvidas, a certificação garante a entidade condição de Investidor Qualificado, possibilitando maior diversificação dos investimentos financeiros
Segundo o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, a conquista é resultado de ajustes realizados ao longo da gestão:
“Ficamos felizes com esse resultado, o que demonstra nesses últimos anos a importância de todas as reformas que fizemos, melhora da governança da previdência do estado para garantir ao servidor público a tranquilidade que ele vai receber seu pagamento em dia e de uma maneira muito correta.”