O início dos trabalhos da nova gestão da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), esta semana, contou com uma série de visitas a órgãos estaduais para firmar a posição da PGE de trabalhar alinhada com os poderes e instituições que compõem o funcionamento do Estado. Samya Suruagy, procuradora-geral recém empossada, tratou sobre assuntos da categoria e de ações importantes para dar celeridade às ações do Estado.
O primeiro compromisso da semana foi organizado pelo Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, que recebeu os doze juízes recém-empossados para uma conversa sobre a atuação da Procuradoria, como frisou Samya Surugay:
“Nosso trabalho na PGE é indispensável na arquitetura de políticas públicas e para isso precisamos manter um bom diálogo institucional. A PGE está de portas abertas para o Poder Judiciário e se coloca à disposição dos novos magistrados para fortalecer essa parceria histórica que temos.”
O encontro com o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), José Carlos Malta, na sede do TJ, reforçou a posição da nova gestão da PGE de estreitar relações para uma atuação estratégica, como afirmou José Carlos Malta, que, entre as pautas discutidas, esteve o processo de doação do prédio estadual para construção do novo anexo da PGE:
“Garantimos nossa disposição para termos um relacionamento o mais aberto possível com a Procuradoria.”
Na sede do Governo do Estado, a comitiva da PGE, formada pela Drª Samya Suruagy; o subprocurador, Evandro Lemos; o chefe de gabinete, Eduardo Ramalho e os procuradores Aderval Tenório e Vanessa Oiticica conversaram sobre as demandas mais urgentes relacionadas ao desempenho da função dos procuradores em Alagoas.
O governador Klever Loureiro destacou que o Núcleo da PGE do Gabinete Civil está atuando de forma coordenada com o Gabinete do Governador para dar encaminhamentos a decretos relacionados à PGE ainda no período da sua gestão.
O Ministério Público Estadual foi a outra instituição que recebeu a visita de cortesia dos representantes da PGE. O procurador-geral de justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório deu as boas-vindas, desejando sucesso no comando da Procuradoria:
“Queremos desejar uma gestão profícua e bastante exitosa. Somos parceiros e precisamos manter um diálogo mais fácil com a PGE.”