Compartilhe a notícia:

Secretaria de Estado da Saúde divulga programa inédito de castração de animais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) instituiu o Programa CastraSim, que visa castrar fêmeas de cães e gatos dos 102 municípios alagoanos. Alagoas será o primeiro estado brasileiro a oferecer o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa maneira, seu objetivo é reduzir a cadeia de transmissão de zoonoses tanto entre os animais como nas pessoas. O edital de chamamento público para o credenciamento das clínicas veterinárias que desejarem participar do CastraSim foi publicado no último dia 2 dezembro no Diário Oficial do Estado (DOE) e a fase de habilitação vai até às 12h do dia 4 de janeiro de 2022.

Na tarde dessa segunda-feira, 6 de dezembro, Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde, realizou uma vídeo conferência em suas redes sociais para apresentar o projeto e realiar o chamamento público de pessoas jurídicas que prestam serviço de medicina veterinária a se cadastrarem para a realização das castrações:

“Nessa live quero informar que o edital já está disponível no site da Sesau. As clínicas veterinárias interessadas em se credenciar devem verificar as regras e realizarem seus cadastros para que a Sesau possa iniciar o projeto o mais rápido possível. “Passamos 90 dias debruçados sobre o edital, discutindo juntamente com os técnicos e a sociedade civil organizada a maneira mais factível e acessível de colocar esse programa em prática. Então as clínicas contratadas realizarão as cirurgias e a Sesau irá custear os gastos com o procedimento.”

Por fim, estima-se que sejam investidos cerca de R$ 500 mil mensalmente e que sejam realizadas 1.350 castrações a cada 30 dias, em que pagamento às clínicas será realizado mensalmente e a castração será realizada em animais com idade a partir dos seis meses, após avaliação do médico veterinário. Ademais, o respectivo serviço inclui realização de consulta e exames pré-operatórios, a cirurgia de castração por meio da técnica de ovariohisterectomia, mediante anestesia, consulta pós-operatória e a medicação antimicrobiana e anti-inflamatória.