Compartilhe a notícia:

Em menos de dois dias, oito animais que não costumam aparecer na orla marítima da capital foram encontrados por populares. Desde segunda-feira (10), já foram avistados um boi, um jacaré, uma cobra e, na manhã desta quarta-feira (12), outros quatro jacarés – sendo um filhote – e uma jiboia.

Segundo informações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), dois jacarés foram achados na Praia de Pajuçara, um na Ponta Verde e outro em Ipioca, Litoral Norte de Alagoas. Por sua vez, a jiboia foi localizada na Praia de Guaxuma, também no Litoral Norte.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o filhote de jacaré nas areias da Ponta Verde.

Apesar do tamanho, o animal aparentava estar agressivo quando da aproximação de banhistas.

Todos os animais foram resgatados e encaminhados para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

BOI

O boi encontrado morto, na noite dessa segunda-feira (10), na orla de Pajuçara, em Maceió, foi recolhido pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), nessa terça-feira (11). O animal, que estava ‘encalhado’ na areia de praia, foi levado para o aterro sanitário da capital.

O mamífero foi localizado por um pescador esportivo, que estava saindo do mar, quando o avistou na faixa de areia. Ele relatou que, no momento, só conseguiu definir exatamente o que era após se aproximar do local.

JACARÉ

Quem passou pela orla de Ponta Verde, no começo da manhã dessa terça-feira (11), tomou um susto ao se deparar com um jacaré na areia da praia. O animal estava em meio ao sargaço e, mesmo assim, foi notado por populares.

Como o horário é de pouco movimento no local, o risco de um eventual ataque foi minimizado. Mesmo assim, para evitar acidentes, moradores da região fizeram contato com a polícia para o resgate.

Militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foram mobilizados e recolheram o animal ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Maceió.

COBRA

Também na manhã de ontem, na orla da Pajuçara, próximo ao cais do Porto de Maceió, foi encontrada uma serpente.

De acordo com agentes de trânsito do Grupo de Pronta Resposta (GPROR) do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) que realizavam o policiamento viário na região, o animal foi avistado por funcionários da limpeza urbana no calçamento da orla, embaixo de um banco de cimento.

A orientação para quem encontra qualquer animal silvestre é fazer contato imediato com autoridades ambientais, para o devido resgate.