O governador Klever Loureiro recebeu, na última terça-feira, 13 de abril, integrantes da Cooperativa de Produção de Leite em Alagoas (CPLA), que congrega cooperativas de pequenos agricultores familiares, fornecedoras do Programa do Leite no Estado.
No encontro, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, pediu a inclusão, no orçamento, do repasse da contrapartida estadual para garantir a continuidade do programa.
Em Alagoas, o Programa do Leite funciona com 80% de recursos federais, o que corresponde a R$ 5 milhões, e uma contrapartida de 20% do governo do Estado:
“Precisamos que o Estado inclua no orçamento o repasse de pouco mais de R$ 1 milhão, para garantir a sua execução do programa.”
Klever Loureiro disse que vai se reunir com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Maykon Beltrão, e vai pedir urgência para garantir no orçamento os recursos o Programa do Leite:
“Estou, hoje, no governo do Estado para defender os interesses de todos”, enfatizou o governador. “Os produtores de leite são muito importantes e, além do mais, a atividade gera impostos para Alagoas.”
A CPLA foi fundada em 2001, por um grupo de produtores de leite, com o objetivo de propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a agricultura familiar. Atualmente, reúne mais de dois mil agricultores familiares, de 35 municípios da Bacia Leiteira, responsáveis pela produção de 60 mil litros de leite para o programa, que beneficia aproximadamente 112 mil famílias alagoanas.
A CPLA congrega mais cinco cooperativas de produtores de leite, bovino e caprino (Cafisa de Pão de Açúcar; Copaz, de Jacaré dos Homens; AGRA, de Igaci; Cooperativa do Vale do Paraíba e Pindorama, de Coruripe).
Além do presidente da CPLA, Aldemar Monteiro; participaram da reunião, a tesoureira da Associação dos Agricultores Alternativos (AGRA), Maria Souza Santos, e o presidente da Cooperativa Vale do Paraíba, Diego Amaral.