Alunos do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) participaram, nesta sexta-feira (2), do curso sobre Primeiros Socorros, ministrado por acadêmicos do programa Samu nas Escolas. A iniciativa, que capacita alunos da Educação Básica e do Ensino Médio, visando à melhoria do rendimento escolar e o êxito no vestibular, ocorreu no Campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O projeto Samu nas Escolas faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Central do Samu Maceió, com a Ufal. As aulas são ministradas por acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social da Ufal e do Centro Universitário Cesmac, sob a supervisão de profissionais do Samu.
O coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, destacou que o projeto é uma iniciativa bem sucedida, que tem fomentado dois pilares importantes. “O primeiro é a capacitação dos estudantes dos níveis Fundamental e Médio sobre noções de primeiros socorros e o segundo diz respeito à redução dos trotes, tendo a conscientização como um dos focos da iniciativa”, salientou o gestor.
No conteúdo do curso sobre Primeiros Socorros são enfocados diversos assuntos. Além de quedas da própria altura, engasgo em crianças e adultos, queimaduras, choque elétrico, desmaios, ele também ensinou o que fazer quando alguém quebra o braço ou a perna, bem como, sofre ferimentos com sangramentos.
“Os estudantes interagem bastante com os acadêmicos, tirando as dúvidas sobre os temas apresentados. O programa Samu nas Escolas é excelente”, destacou a coordenadora do Paespe, a engenheira civil Geiza Correia.
Para o aluno, Kurt Bruno Alves Ferreira, de 18 anos, ter conhecimento sobre os primeiros socorros foi muito importante. “Ajudar uma pessoa a se livrar de um engasgo e saber o que fazer quando alguém desmaia é um conhecimento que aprendemos para o resto da vida”, salientou.