A nova procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy do Amaral, tomou posse na última quinta-feira, 7 de abril, em cerimônia bastante concorrida na sede da Procuradoria-Geral do Estado.
Em seu discurso aos pares e autoridades presentes, ela destacou que pautará sua gestão em projetos para valorização, modernização e qualificação dos procuradores e servidores, além da construção da nova sede:
“Não me faltará ânimo para buscar inovações, sempre almejando a qualificação na busca pela excelência da procuradoria. A PGE é uma peça importante do Estado porque atuamos em prol da coletividade, viabilizamos e concretizamos políticas públicas. Temos a função de assessorar juridicamente o governador, mas trabalhamos para defender o erário público e garantir a ordem jurídica.”
A procuradora-geral destacou que para tornar mais eficiente o trabalho da PGE, dará prioridade a reforma da sede da procuradoria e já anunciou que conta com o apoio da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado para começar as obras o mais breve possível, lembrando que recebeu o apoio dos deputados Marcelo Victor e Paulo Dantas para desenvolver o projeto.
Samya Suruagy anunciou aos procuradores que assinou, hoje, a instrução normativa que regulamenta o pagamento da verba de capacitação:
“Isso vai permitir que continuemos atualizados e capacitados para assegurar excelência no nosso trabalho.”
Outra novidade foi o anúncio da posse dos novos 15 procuradores, que deverá acontecer ainda este mês. A informação foi confirmada pelo governador Kléver Loureiro, que esteve na solenidade e falou sobre a importância da PGE:
“Os procuradores representam o lastre de qualquer Estado, e por isso trabalhamos em harmonia nesse convívio institucional.”
Na semana passada, a ALE aprovou um projeto que cria mais 60 cargos de assessoria para Procuradoria, sendo 30 jurídicos e 30 técnicos.
Também estiveram presentes na posse da nova procuradora-geral, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vítor, o deputado Paulo Dantas, o desembargador Washington Luiz, e secretários de Estado, a vice-presidente da Associaçao dos Procuradores, Eloína Braz, além de outras autoridades. Todos discursaram ressaltando a capacidade técnica de Samya Suruagy e o quanto sua contribuição à frente da Coordenação da Procuradoria de Licitações e Contratos foi importante para segurança jurídica nos processos de obras da gestão do governador Renan Filho.
O deputado Paulo Dantas afirmou:
“Samya é uma mulher à frente do seu tempo, com um desempenho extraordinário como procuradora, o que a trouxe a ocupar naturalmente essa posição de procuradora-chefe. Nosso estado teve avanços estruturais e fiscais porque contou, e conta, com os esforços dos servidores públicos desta procuradoria, que sempre deram importantes posicionamentos jurídicos para o avanço de Alagoas.”
A nova procuradora-geral atua desde 2003, quando ingressou através de concurso público. Com quase 20 anos de trabalho na categoria, Samya Suruagy exerceu funções na Coordenadoria Geral da PGE em Arapiraca e foi removida para a Procuradoria de Licitações e Contratos, onde atuou como coordenadora por mais de 7 anos.