O Programa Alagoas Mais Digital passa por uma revisão dos produtos e indicadores de resultados, durante uma força-tarefa realizada entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As equipes técnicas se reúnem entre os dias 29 e 31 de janeiro, para acelerar a execução do programa que promete revolucionar a prestação de serviços à população do estado.
Durante os três dias de missão com a comitiva do BID, os especialistas avaliam os produtos e aquisições fundamentais para o bom desempenho do Alagoas Mais Digital. Uma delas é a contratação de consultores e a compra de equipamentos, como computadores, softwares e o Datacenter – importante centro de processamento de dados para o armazenamento, organização e proteção de informações.
O Alagoas Mais Digital tem três grandes áreas de atuação: ‘governança, capacitação técnica e cibersegurança’, ‘serviços digitais ao cidadão’ e ‘saúde e educação’. O programa pretende aumentar a satisfação do cidadão ao diminuir a burocracia e os custos no uso de serviços públicos. Na educação, uma das propostas é a melhoria da conectividade para estudantes indígenas e quilombolas. O uso do wi-fi em todas as escolas da rede estadual, com prioridade para as comunidades tradicionais, também é uma das ações do programa.
“É fundamental esse trabalho feito com o BID e com outras secretarias estaduais. O apoio de mais pessoas que possuem uma longa experiência no assunto é essencial para desenvolver um serviço inovador e adaptado às necessidades dos alagoanos”, destaca o secretário de Planejamento, Gabriel Albino.
Conforme a coordenadora do Núcleo de Gestão de Transformação Digital de Alagoas, Laisa Lima, as reuniões de alinhamento com o BID são cruciais para que se tenha maior qualidade e assertividade nos gastos. O Programa Alagoas Mais Digital faz parte da agenda de Transformação Digital do governo do estado. A iniciativa é histórica e agrega um investimento de 25 milhões de dólares junto ao BID.