O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), divulgou o resultado do edital para a seleção de artesãos que irão participar do 15º Salão do Artesanato, que ocorre em Brasília/DF nos dias 4 a 8 de maio.
A lista de artesãos selecionados foi divulgada na última quarta-feira, 6 de abril, no Diário Oficial de Alagoas.
O processo seletivo beneficiou profissionais de entidades, artesãos individuais e mestres e contempla os diferentes tipos de artesanato trabalhados no estado, além de garantir oportunidade para que os artesãos alagoanos apresentem e comercializem suas produções nas principais feiras do país depois do período baixo de vendas causado pela pandemia da covid-19.
De acordo com a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, os artesãos foram avaliados de acordo com a criatividade, tradição e originalidade. A produção artesanal selecionada, de maneira geral, representa as principais tipologias e técnicas presentes no Estado.
Esse é primeiro edital do ano e a primeira feira nacional que compõe as feiras apoiadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro. No edital está prevista uma equipe técnica interdisciplinar para analisar as inscrições. Os documentos de habilitação exigidos e os portfólios de produção artesanal seguem os critérios do edital, como destaca a gerente:
“O salão do Artesanato é um evento de muita importância, já que acontece na capital do país e é uma grande oportunidade de divulgar o artesanato alagoano dentro do cenário nacional.”
Confira abaixo a Lista Artesãos/Entidades Selecionados para o 15º Salão do Artesanato:
Aberaldo Sandes Lima
André Barbosa Cavalcante
Associação das Bordadeiras e Costureiras de Capela
Cooperativa dos Artesãos da Ilha do Ferro Ltda
Grupo Produtivo Luart
Jailma Bonfim Macedo
Jasson Gonçalves da Silva