A secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, apresentou os avanços da Educação de Alagoas no Seminário Internacional de Gestão para Aprendizagem, que acontece em Madri, na Espanha. Promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Organização dos Estados Ibero-americanos (OIE) e Universidade Internacional La Rioja (UNIR), o evento teve início nesta segunda-feira (29), e reúne secretários de Educação de todo o país na capital espanhola, onde os gestores discutem práticas inovadoras voltadas ao desenvolvimento do sistema educacional brasileiro. As atividades se estendem até o próximo sábado (4).
Na ocasião, Roseane apresentou os programas em execução na Educação de Alagoas, entre eles, o Regime de Colaboração, que une Estado e Municípios por meio do programa Escola 10.
“A Educação de Alagoas vem obtendo sucessivas conquistas, e o Regime de Colaboração entre Estado e municípios tem papel decisivo nesse processo. Programas como o Cartão Escola 10, o Vem Que Dá Tempo e o Daqui pra o Mundo, este criado por meio de lei instituída no governo Paulo Dantas, têm contribuído, sobremaneira, para alavancar nossos índices. É assim que combatemos a evasão escolar e transformamos cada vez mais vidas por meio da educação”, avalia a secretária.
A exposição da secretária rendeu elogios dos representantes do Ministério da Educação (MEC), que reconheceram os avanços registrados no estado nos últimos anos.
Também participam do seminário a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt; o diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa; e o secretário-geral da OIE, Mariano Jabonero.