Compartilhe a notícia:

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) promoveu, na segunda-feira, 18 de abril, uma série de palestras sobre a autorregularização de impostos estaduais. O evento reuniu auditores fiscais da Sefaz-AL e mais de 70 contadores da região do agreste alagoano. O encontro aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), em Arapiraca.

Com o tema “Autorregularização e sua abrangência nos setores da Sefaz”, o evento deu oportunidade aos contadores de sanar dúvidas práticas e teóricas.

Dentre os assuntos debatidos, estão a legislação e a prática correta dos procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações tributárias, principalmente às de natureza acessória.

A líder do Programa Contribuinte Arretado e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves, explica que o objetivo foi estreitar, de modo prático, a relação com a classe contábil e dar possibilidade para manifestarem suas dúvidas com relação ao cumprimento dos procedimentos necessários ao atendimento das obrigações tributárias:

“Queremos dizer ao contador que a Sefaz está se colocando ativamente diante dele com a intenção de oferecer o suporte necessário para que ele execute da forma correta esses atos de autorregularização.”

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL) e presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), Jordão Vieira, enfatiza que a ação foi uma ótima iniciativa do Fisco no trabalho sempre em conjunto com a Classe Contábil e que atende a categoria para palestras presenciais:

“A importância dessa dinâmica foi que tivemos a oportunidade de tirar dúvidas, sugerir propostas e ampliar o trabalho da autorregularização entre o Fisco e o contribuinte com intermediação da Classe Contábil.”

O contador e diretor administrativo da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), Aelton Santana, esteve como ouvinte na palestra e pontuou o quanto foi relevante os assuntos debatidos, esclarecendo também leis, decretos e instruções normativas vigentes no Estado:

“Vejo essa vinda da Sefaz com extrema importância. Estávamos necessitando muito dessas informações. Há muita dificuldade para entender os procedimentos de regularização tributária. O apoio da Sefaz nos ajuda a entender e repassar de maneira correta os processos de autorregularização para nosso contribuinte. Precisamos avançar muito nesse quesito, absorver mais para repassar ao nosso cliente.”