Compartilhe a notícia:

Janeiro de 2022 foi considerado o mês com menos casos de violência em toda a década em Alagoas

Seguindo a tendência de queda do ano anterior, Alagoas iniciou 2022 registrando o mês de janeiro menos violento dos últimos dez anos, segundo dados do Núcleo de Análise e Estatística Criminal (NEAC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com os dados, janeiro encerrou com o total de 105 homicídios, o número mensal mais baixo já alcançado na série histórica. No ano passado foram 128 crimes no mesmo período, o que aponta uma queda de 18% no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), na comparação.

Em Maceió, os dados mostram uma redução de 42%, com os crimes violentos reduzindo de 43 para 25, na comparação entre janeiro de 2021 e de 2022.

Já em Arapiraca, o resultado foi ainda mais expressivo, com uma diminuição de 60% no número de homicídios do mês, em comparação com o ano passado, quando foram registradas dez mortes, e, esse ano, janeiro terminou com quatro homicídios na cidade.

Segundo o governador, Renan Filho, Alagoas é o estado do Brasil que mais reduziu violência nessa década, quando comparado aos anos de 2010 e 2020:

“Isso foi para nós uma marca histórica. Hoje, Alagoas é uma referência nacional em redução de violência, o que melhora a vida das pessoas, estimula investimentos, impulsiona o turismo, dinamiza a economia e melhora o funcionamento do nosso estado em todas as áreas.”

Os números positivos são um reflexo do empenho contínuo das forças de segurança e dos investimentos em Segurança Pública, que levaram Alagoas a alcançar em 2021 o ano menos violento da década.

Por fim, para o Secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto,  a cada resultado positivo, Alagoas estabelece um novo patamar de redução da violência, colocando o estado com um destaque nacional na atuação contra a criminalidade:

“Alcançamos neste mês em Alagoas e Maceió resultados históricos, o que é muito significativo. Quero dar os parabéns a todos os guerreiros e guerreiras da Segurança Pública que tanto tem feito para transformar Alagoas cada dia mais em um estado que traz segurança e paz aos alagoanos.”