A execução de exercício simulado do Plano de Defesa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), que aconteceria na sexta-feira, 25 de março, foi antecipada para quinta-feira, 24 de março.
Dessa maneira, a ação irá simular um ataque a banco durante uma tentativa de domínio de cidades, sendo esta é a primeira vez que um Plano de Defesa desta natureza será feito no estado.
O Plano de Defesa será uma das atividades realizadas dentro do 2º Simpósio Técnico para Análise de Cenários, promovido pela Assessoria Integrada de Inteligência da SSP, em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar de Alagoas.
Ao longo do mês de março, o simpósio oferece aos profissionais da área de segurança pública de Alagoas, e de outros estados, conhecimento na atividade de técnicas de análise de cenários e exercícios práticos, como um curso de patrulhamento rural e o exercício simulado do Plano de Defesa.
A ideia de simular, na prática, um ataque criminoso que foge da normalidade – como é um assalto a banco na modalidade do Novo Cangaço ou Domínio de Cidades – visa capacitar as forças policiais para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas. Estes treinamentos com simulações reais são uma tendência nas polícias em todo o Brasil e será o primeiro a ser executado em Alagoas.
Estarão envolvidos no Plano de Defesa a SSP, o BOPE e a Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC) da Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, instituições bancárias e de transporte de valores e a sociedade civil em geral. O exercício simulado poderá ser acompanhado pela população e a imprensa.
Entre os dias 21 e 24 de março, os alunos do Simpósio irão vivenciar na prática uma situação onde uma organização criminosa planeja um assalto a banco com reféns e confronto com as polícias, e, na madrugada do dia 24, os órgãos de segurança pública serão colocados à prova para conseguir anular a ação criminosa.
Ela acontecerá em Palmeira dos Índios, onde haverá simulação de explosão a agência bancária e, na sequência, o exercício simulado segue para Arapiraca, onde haverá simulação de explosão em uma agência bancária com reféns e também uma tentativa de invasão do Serviço Reservado de Tesouraria (Seret).
As duas cidades foram escolhidas pela localização estratégica no Agreste e a ligação com o Sertão e outros estados vizinhos. Também foi levado em consideração o fato de estar sediado em Arapiraca o Seret, responsável pela distribuição de valores bancários para todo o interior de Alagoas.
A dinâmica foi pensada desta forma, visando capacitar de forma técnica todos os integrantes das forças de segurança e órgãos afins do estado. O Plano de Defesa será documentado para que, em caso de necessidade, seja acionado e consiga direcionar passo a passo todas as ações que devem ser executadas pelos atores envolvidos.
A atividade também é importante, pois vai orientar a população em geral, as instituições financeiras e a iniciativa privada para os procedimentos que devem ser adotados ao se notar qualquer movimentação suspeita de grupos criminosos na cidade.